Salvador abre Semana Nacional de Redução de Desastres 2025 com foco na prevenção e adaptação climática

Foto: Otávio Santos / Secom PMS

Reportagem: Mateus Soares e Nilson Marinho / Secom PMS

A Semana Nacional de Redução de Desastres 2025 foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (22), no auditório da sede da Defesa Civil de Salvador (Codesal), localizada na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). O evento reuniu autoridades municipais, entre elas a vice-prefeita Ana Paula Matos e o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, além de representantes do Corpo de Bombeiros, da Coelba e de outros órgãos. A programação segue até sexta-feira (26), tendo como tema central “Gestão Integrada de Risco e Adaptação às Mudanças Climáticas”.

O prefeito Bruno Reis, que também preside a Comissão Permanente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres (CASD) da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), ressaltou, em vídeo exibido durante o evento, os avanços obtidos pela Codesal nos últimos anos. “Em nossa cidade, iniciativas inéditas se tornaram sucesso, além de uma série de ações que reduziram os danos causados pelos desastres. Ao longo dos anos, nós reduzimos de forma significativa os acidentes em nossa cidade, mitigamos os efeitos das fortes chuvas e, graças a Deus, conseguimos salvar muitas vidas”, apontou.

Na mesma linha, a vice-prefeita destacou a importância da atuação integrada do poder público. “Este é um momento fundamental para refletirmos e atuarmos de forma integrada na construção de uma Salvador mais segura e resiliente. Temos avançado com políticas públicas e ações concretas que envolvem a gestão do risco, mas sabemos que o enfrentamento às mudanças climáticas exige também educação, conscientização e participação da comunidade. Só assim poderemos proteger vidas e preparar nossa cidade para os desafios que virão”, disse Ana Paula.

O diretor-geral da Codesal reforçou o papel da prevenção e da mobilização social. “Entre as gestões de ACM Neto e do prefeito Bruno Reis, Salvador vem se preparando com contenção de encostas, implantação de geomantas, mais equipamentos de monitoramento e alerta, além de se notabilizar por essa união com a sociedade. Por meio da formação, capacitamos jovens nas escolas, moradores de áreas de risco, profissionais e voluntários, fortalecendo uma rede de apoio que torna a cidade cada vez mais resiliente”, afirmou Sosthenes.

Operação Chuva 2025 – Durante a cerimônia, a Codesal entregou o certificado “Destaque Operação Chuva 2025” a servidores, voluntários e instituições que contribuíram para as ações de prevenção e resposta em períodos de forte precipitação. Entre os homenageados, estava a diretora de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Andrea Salvador. “O reconhecimento desta parceria é fundamental. A colaboração entre a Codesal e a Secretaria de Saúde, em conjunto com a Diretoria de Vigilância, é de longa data. Através de seus serviços, a Diretoria de Vigilância tem contribuído significativamente, ao longo dos anos, com as operações que visam garantir a segurança e a saúde da população”, disse.

Os certificados contemplaram diferentes áreas de atuação, entre parcerias institucionais, operações municipais, relações comunitárias, suporte operacional, especialistas e equipes de assessoria, além de colaboradores que receberam moções de agradecimento.

O subsecretário da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Dênio Primo, representou a pasta durante a entrega do certificado. “A minha presença aqui representa a Sempre, que desempenha um papel crucial durante a Operação Chuva. Embora eu esteja recebendo este reconhecimento, esta é na realidade uma homenagem a toda equipe e corpo técnico da Sempre”, disse.

Programação – A Semana Nacional de Redução de Desastres 2025 prossegue nesta terça-feira (23). Às 14h, no auditório da Codesal, ocorre uma capacitação sobre os impactos do racismo ambiental, seguida de palestras das secretárias Isaura Genoveva (Reparação) e Fernanda Lordêlo (Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude).

Na quarta-feira (24), a agenda retoma às 8h, no Parque da Cidade, com a 2ª Caminhada da Prevenção. Às 14h, servidores da Secretaria Municipal de Educação (Smed) participam de formação em noções básicas de Proteção e Defesa Civil, novamente no auditório da Defesa Civil.

Na quinta-feira (25), está prevista, às 8h, a capacitação do Programa de Planejamento em Estruturação de Defesa Civil (PPEDEC), voltada às defesas civis municipais, no auditório da Codesal. Já o Doca 1 receberá, às 14h, o evento “Calor Extremo e Saúde nas Cidades”, da Comissão Permanente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres (CASD) da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). A programação inclui palestra magna, lançamento do livro “Defesa Civil e os Novos Paradigmas”, mesas de discussão e coquetel cultural. A presença do prefeito está prevista na mesa de abertura do evento.

O encerramento da Semana Nacional de Redução de Desastres 2025 será na sexta-feira (26), com visitas técnicas, pela manhã, ao Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil (Cemadec), ao projeto Mané Dendê — onde está programado o plantio de 700 árvores — e à Galeria Mercado Modelo. Às 14h, também no Doca 1, continua a programação do evento “Calor Extremo e Saúde nas Cidades”, com debates sobre comunicação e resposta à saúde em situações de calor extremo, arborização urbana e soluções baseadas na natureza para resiliência climática.

Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/abertura-da-semana-nacional-de-reducao-de-desastres-2025/ . 

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima