
Foto e texto: Ascom Secult
A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), acompanhou a missão composta por sete agentes da economia criativa da capital baiana no Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) 2025, realizada pelo Sebrae Bahia. Os profissionais, atuantes nos segmentos do audiovisual, música e moda, foram selecionados a partir da lista de suplentes da chamada pública promovida pelo Ministério da Cultura (MinC) para composição da delegação oficial do evento.
Considerado um dos principais encontros de negócios das indústrias criativas na América Latina, o MICBR reúne produtores, compradores, programadores e representantes institucionais de diversas regiões do Brasil e do mundo. A participação no encontro é estratégica para ampliar a qualificação, o acesso a novos mercados e a competitividade dos agentes culturais, fortalecendo oportunidades de circulação, coprodução, networking e internacionalização.
A iniciativa integra uma etapa preliminar do Projeto Conexão SSA Criativa, desenvolvido a partir da convergência entre a Secult e o Sebrae Bahia para fortalecer a presença de agentes culturais soteropolitanos em circuitos de mercado nacionais e internacionais, com o compromisso do município com o desenvolvimento da economia criativa como vetor de inovação, geração de renda, fortalecimento identitário e dinamização dos territórios.
Para a gerente de Linguagens Artísticas e Negócios Criativos da Diretoria de Economia Criativa, Gabriela Rocha, a missão ao MICBR consolida o avanço da cidade na agenda da economia criativa.
“A participação da delegação soteropolitana no MICBR demonstra como Salvador tem se posicionado de forma consistente no cenário criativo brasileiro. A presença dos nossos agentes em ambientes de mercado como esse amplia visibilidade, gera novas conexões e fortalece a capacidade de internacionalização dos nossos profissionais, reafirmando o potencial criativo da cidade”, destacou.
Para Milena Anjos, gerente de Audiovisual da mesma diretoria, a participação representa um passo importante para consolidar novas perspectivas de atuação no setor. “A presença da delegação de Salvador no MICBR reforça o dinamismo e a potência do audiovisual soteropolitano. Esse tipo de iniciativa amplia o acesso a oportunidades, fortalece redes profissionais e contribui diretamente para a circulação das nossas produções no mercado nacional e internacional”, afirmou.
A iniciativa se desenvolve a partir da convergência de interesses entre o Sebrae e Salvador no que diz respeito ao desenvolvimento da economia criativa como vetor de inovação, geração de renda e dinamização dos territórios. Os setores criativos desempenham papel estratégico na promoção de identidades, na diversificação econômica e na ampliação de oportunidades empreendedoras.
Fonte: Prefeitura de Salvador




