Salvador Digital tem 4,7 mil atendimentos e WhatsApp da Prefeitura soma quase 10 mil interações no 3º dia do Virada Salvador

Foto: Camille Barreto / Secom PMS

O terceiro dia do Festival Virada Salvador 2026, realizado nesta segunda-feira (29), transcorreu dentro da normalidade, com segurança reforçada e funcionamento integrado dos serviços públicos na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. O balanço positivo reflete a atuação coordenada dos órgãos municipais, com destaque para a redução no número de ocorrências em relação ao mesmo período do ano anterior.

Tecnologia e conectividade – A atuação integrada da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) e da Companhia de Governança Eletrônica de Salvador (Cogel) garantiu suporte tecnológico ao evento. Ao longo do dia, foram registrados 4.729 atendimentos na plataforma Salvador Digital e 9.064 interações no WhatsApp oficial da Prefeitura.

A infraestrutura digital do festival contabilizou 3,95 terabytes de tráfego, 704.158 conexões e 47.744 usuários conectados à rede gratuita de Wi-Fi Conecta Salvador, assegurando conectividade e acesso aos serviços digitais durante a festa.

Limpeza urbana e reciclagem – As ações de limpeza urbana e reciclagem também tiveram destaque no terceiro dia do Festival Virada Salvador. Somente nesta segunda-feira (29), a Central de Reciclagem contabilizou 1.714,5 quilos de materiais recicláveis, com predominância de alumínio, plástico e garrafas PET. Desde o início do evento, o volume total reciclado já ultrapassa 5,6 toneladas, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.

A operação contou com a atuação de 32 catadores cadastrados no dia, totalizando 317 profissionais ao longo do festival. A renda gerada apenas nesta data, considerando a comercialização dos recicláveis, bonificações e pagamento diário dos cooperados, foi de R$ 22,9 mil. O acumulado do evento já supera R$ 72 mil, garantindo geração de renda e inclusão social.

Segurança – Com ações preventivas, a Guarda Civil Municipal de Salvador (GCM) registrou, nas três primeiras noites do Festival Virada Salvador, apenas três ocorrências, o que representa uma queda de 25% em comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas quatro intervenções. Além do baixo número de registros, a GCM realizou 240 atendimentos ao público, além de patrulhamentos preventivos, abordagens e apoio aos órgãos municipais envolvidos na operação do evento.

No eixo social e de atenção ao cidadão, foram identificadas 2.396 crianças com pulseiras de segurança e recuperados 77 documentos perdidos.

Saúde – De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta segunda-feira (29), o Módulo Assistencial montado para o Festival Virada realizou 105 atendimentos em 24 horas, sendo 95 clínicos, dois ortopédicos, um cirúrgico, um bucomaxilofacial e seis de enfermagem. Os principais motivos de atendimento foram tontura, cefaleia e dores em membros inferiores. Foram realizadas quatro transferências, sendo duas para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e duas para hospitais públicos. No mesmo período, o Serviço Social contabilizou 45 atendimentos, sendo 38 a pacientes e sete a familiares. Não houve registro de casos de violência.

Vigilância sanitária – Nesta segunda-feira (29), a Vigilância Sanitária realizou 67 inspeções, sendo 56 em serviços de alimentação, incluindo áreas de produção de alimentos, bares, lanchonetes, barracas e food-trucks. Na área da saúde, foram realizadas três fiscalizações, envolvendo uma ambulância, um posto médico e o módulo de saúde. A estrutura do evento também foi vistoriada em oito pontos, entre camarotes, depósito de material de limpeza e sanitários. As ações resultaram em orientações.

Trânsito – A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) registrou mais uma noite de trânsito fluido no entorno da Arena O Canto da Cidade. Cerca de 40 agentes atuaram durante toda a madrugada para garantir o ordenamento viário. Aproximadamente 120 veículos utilizaram as vagas de Zona Azul. Foram emitidas 34 notificações por infrações de trânsito, e um veículo foi removido por estacionamento irregular. Por volta das 22h, foi registrado um atropelamento envolvendo uma motocicleta na Avenida Octávio Mangabeira, próximo ao Multishop Boca do Rio, no sentido Pituba. A ocorrência foi sem gravidade, e a vítima recusou atendimento médico. Na Operação Respeite a Vida, 132 condutores foram abordados, com nove notificações por recusa ao teste do etilômetro.

Transporte – A Secretaria de Mobilidade (Semob) realizou blitz de combate ao transporte clandestino de passageiros na região do festival. Ao todo, 60 veículos foram abordados, resultando em 12 notificações por infrações diversas e na remoção de dois veículos ao pátio.

Social – Nesta segunda-feira (29), o Salvador Acolhe registrou o acolhimento de 69 crianças. Foram realizados 38 atendimentos clínicos (33 infantis e cinco adultos) e 39 administrações de medicamentos, totalizando 77 atendimentos multiprofissionais. No âmbito do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), foram realizadas 976 abordagens e 15 cadastros, com identificação de 15 situações de trabalho infantil, resultando em um encaminhamento ao Salvador Acolhe e 20 encaminhamentos diversos. Também foram registradas cinco situações de trabalho indecente e cinco de vulnerabilidade social.

No Mirante Acessível, foram atendidas 51 pessoas, sendo 30 pessoas com deficiência e 21 acompanhantes. Já o Restaurante Popular instalado no circuito do evento serviu 1.400 refeições destinadas a ambulantes, baleiros, baianas de acarajé e ajudantes cadastrados.

Ordenamento – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) realizou, nesta segunda-feira (29), mais de 250 vistorias em estabelecimentos e estruturas temporárias. As ações resultaram em três notificações, na remoção de 20 equipamentos, entre mesas e cadeiras, e na retirada de sete unidades de publicidade irregular. Durante o terceiro dia de festa, o órgão também promoveu 233 orientações, desativou uma atividade irregular no circuito da Arena e realizou 34 monitoramentos sonoros nos palcos.

Iluminação pública – Durante a terceira noite do festival, a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip) atuou de forma preventiva e corretiva para assegurar o pleno funcionamento do sistema de iluminação da Arena O Canto da Cidade e do entorno. Na área interna, foram realizadas manutenções em luminárias apagadas e correções em três projetores. Já na área externa, houve reforço da iluminação com a instalação de seis projetores ao longo da Avenida Octávio Mangabeira, além da correção de dois pontos de fiação exposta, ampliando a segurança de pedestres e veículos.

Fonte: Prefeitura de Salvador

#SALVADOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima