
Foto: Herus Passos / Secom PMS
Salvador inicia neste sábado (27) a contagem regressiva para a chegada de 2026 com a abertura do Festival Virada Salvador, realizado na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio. Reconhecido como o maior Réveillon do Brasil, o evento reunirá mais de 60 atrações ao longo de cinco dias de programação, somando mais de 100 horas de música em dois palcos e uma estrutura ampla de lazer, serviços e acolhimento ao público. A expectativa é que a capital baiana receba cerca de 291 mil visitantes durante o período.
De acordo com o prefeito Bruno Reis, a cidade vive um momento especial, com uma programação pensada para todos os públicos e reflexos diretos na geração de emprego, renda e no fortalecimento do turismo.
“Temos por dia cinco grandes atrações, diversos estilos e ritmos musicais que agradam a todos os públicos, da galera mais jovem à mais experiente, passando pelo reggae, pagode, samba, axé music e sertanejo. Tenho certeza de que serão cinco dias de arena lotada, com milhares de soteropolitanos e visitantes do interior da Bahia, do Brasil e de outros países. A alegria é garantida, com excelente infraestrutura, facilidade para chegar e sair, além de um evento que estimula a economia, gera emprego e renda e divulga Salvador para o Brasil e o mundo”, afirmou o prefeito.
A programação começa no sábado (27) com shows de Léo Santana, Wesley Safadão, Parangolé, Xand Avião e Léo Foguete. No domingo (28), sobem ao palco Claudia Leitte, Edson Gomes, Pablo, Simone Mendes e Tony Salles. No dia 29, Matheus e Kauan, Nattan, Natanzinho Lima, Durval e Psirico comandam a festa. Na terça-feira (30), será a vez de Bell Marques, Alok, Belo, Felipe Amorim e Olodum. A virada do ano, no dia 31, contará com Ivete Sangalo, Jorge e Mateus, Mari Fernandez, Manu Bahtidão, Xanddy Harmonia e Timbalada. O evento conta ainda com o Palco Brisa, que recebe atrações como Márcia Castro, Afrocidade, Sarajane, O Quadro e DJs ao longo da programação.
O presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington, destacou que o festival marca oficialmente a abertura da temporada de verão de Salvador e reforça o protagonismo da cidade no cenário nacional. “São mais de 70 atrações e mais de 100 horas de música, abrindo a temporada de verão de Salvador. Vivemos um momento muito especial da cidade, com nossos equipamentos culturais, a força do turismo e uma programação que consolida Salvador como referência nacional em grandes eventos públicos”, afirmou.
Cuidado e proteção — Uma das grandes novidades desta edição é o reforço no apoio aos vendedores ambulantes credenciados, que terão direito a um cartão com duas passagens gratuitas de ônibus para deslocamento até a arena durante os dias de evento, além de almoço gratuito no Restaurante Popular montado no local entre os dias 26 e 31 de dezembro. Também será oferecida uma estrutura de acolhimento social por meio do Salvador Acolhe, que funcionará 24 horas para atender filhos de ambulantes.
O festival contará ainda com operação especial de transporte coletivo, com três linhas exclusivas saindo dos terminais Acesso Norte, Pirajá e Pituaçu, além de ações integradas nas áreas de saúde, segurança, fiscalização e comunicação, com mais de 600 profissionais de imprensa credenciados. Vivendo o evento de perto, a vendedora ambulante Sandra de Jesus, de 53 anos, que trabalha há 30 anos na atividade e atua desde o show de Frei Gilson, demonstrou otimismo com os próximos dias. “A expectativa para o Virada Salvador é a melhor possível. Estou confiante de que as vendas vão melhorar ainda mais e muito animada para o primeiro dia do festival”, afirmou.
Fonte: Prefeitura de Salvador




