
Com apenas quatro dias de vida, a pequena Lis Radassa foi levada até a Unidade Básica de Saúde (UBS) Cassa, onde recebeu a dose da BCG, vacina que protege contra a tuberculose. O choro foi inevitável, mas a proteção está garantida para toda a vida.
Neste mês comemorativo em alusão aos 192 anos de emancipação política de Feira de Santana [o município fez 192 anos ontem], a Secretaria Municipal de Saúde faz um chamado à vida e reforça a importância da imunização contra doenças que podem comprometer a saúde ou agravar quadros clínicos.
Somente para crianças e adolescentes, de 0 a 19 anos, a rede municipal disponibiliza 19 tipos de vacinas preconizadas pelo Ministério da Saúde, que protegem contra poliomielite, hepatite, meningite, febre amarela, dengue, rubéola, sarampo, HPV, difteria, tétano, coqueluche e Covid-19. Para a população adulta são sete tipos de imunizantes – além dos imuno especiais.
“Vacinas salvam vidas”, afirma o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos. “A imunização é uma medida essencial para prevenir formas graves de doenças, além de reduzir hospitalizações e fortalecer a saúde da população”, acrescenta.
As vacinas estão disponíveis em 103 salas de vacinação, distribuídas pelas unidades de saúde do município. Além disso, a Secretaria de Saúde tem promovido ações descentralizadas em locais estratégicos, como shopping centers e praças, ampliando as oportunidades de acesso às doses de proteção.
DOSES APLICADAS
Entre as doses disponíveis na rede, de 1º de janeiro a 14 de setembro deste ano, já foram aplicadas em Feira de Santana 7.104 doses da vacina contra o HPV, 8.644 doses do imunizante contra a dengue e 8.028 doses da BCG (entre janeiro e agosto). Também foram ofertadas vacinas contra a influenza [são 131.314 doses aplicadas entre 31 de março e 15 de setembro] e a Covid-19, fundamentais para reduzir riscos de complicações e mortes.
Segundo Rodrigo Matos, ampliar o acesso é prioridade da gestão. “Vacinar é cuidar da vida e prevenir doenças. Ao descentralizar a oferta, levamos a proteção até onde o povo está, garantindo mais comodidade, segurança e saúde para todos”, destacou.
ZÉ GOTINHA
Em clima de festa pelos 192 anos de Feira de Santana, o mascote Zé Gotinha ganhou as ruas para reforçar a importância da vacinação.
O personagem visitou a UBS Cassa, a Avenida Getúlio Vargas, o Paço Municipal Maria Quitéria, Catedral Senhora Sant’ana, Feiraguay e a sede da Secretaria de Saúde, levando de forma lúdica a mensagem de que vacinar é um ato de cuidado e proteção.
Os registros da ação foram publicados no perfil oficial da pasta no Instagram (@saudefeira_).