
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) dá início, em janeiro, a uma série de reuniões com as cadeias produtivas agropecuárias. A iniciativa, realizada em parceria com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), terá seus primeiros encontros dedicados aos representantes do Cacau e do Café, setores estratégicos para a economia baiana, que abrem a programação de 76 reuniões previstas ao longo de 2026.
O encontro com a Cadeia Produtiva do Cacau acontece nesta sexta-feira (23), às 9h30, na Associação PPR da Cruzinha, no município de Almadina. Já a Cadeia Produtiva do Café no Extremo Sul da Bahia será discutida no dia 27 de janeiro, às 9h30, na Câmara de Vereadores de Itamaraju.
O secretário da Seagri, Pablo Barrozo, enfatiza que “o objetivo é reativar espaços de diálogo entre governo, produtores e outros atores sociais para fortalecer as Câmaras Setoriais Agropecuárias da Bahia”. O projeto prevê ainda apoio com orientações técnicas e compartilhamento de experiências para fortalecimento dos setores.
A retomada das Câmaras Setoriais é fruto de um termo de cooperação assinado pela secretaria com Flem, em dezembro de 2025. O acordo prevê a revitalização e implantação de até 22 Câmaras Setoriais no estado, com investimento de até R$ 10 milhões em recursos diretos da Seagri e prazo de execução de 12 meses.
As Câmaras Setoriais são órgãos consultivos que reúnem representantes do poder público, setor produtivo e sociedade civil. Com atuação integrada, propõem políticas públicas, programas e ações voltadas ao desenvolvimento das principais cadeias produtivas do estado. Entre as cadeias estão: algodão, carne, leite, florestal, aves, pesca e aquicultura, grãos, mel, cacau, sisal, citrus e dendê.




