
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) divulgou, nesta sexta-feira (7), a abertura de um ciclo adicional de aplicação de avaliações do Regime de Progressão Parcial (RPP), que acontecerá de 10 a 21 de novembro. A avaliação adicional busca oferecer a todos os estudantes a oportunidade de recomposição da aprendizagem no ano letivo de 2025, visando a aprovação das pendências em RPP e a conclusão das etapas Ensino Fundamental, para os estudantes do 9º ano, e Ensino Médio, para os estudantes da 3ª série.
A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Helaine Souza, ressaltou a importância da realização das avaliações de RPP. “O foco central é o sucesso da trajetória dos estudantes da rede estadual. O Governo do Estado reafirma o compromisso com a garantia do direito à aprendizagem e à conclusão da etapa de ensino de todos os estudantes. É muito importante que cada escola priorize as aplicações deste ciclo e realize busca ativa dos estudantes, dando as condições necessárias para fazerem a avaliação adicional”.
A avaliação é realizada de forma on-line, na própria escola, através da Plataforma Plurall. O acesso do estudante é feito utilizando o seu e-mail Enova e a data de nascimento.
Orientações às escolas
As unidades escolares devem identificar e contatar os estudantes com pendências no RPP, focando, principalmente, nos estudantes de terminalidades (9º ano e 3ª série), e organizar cronograma interno de aplicação das avaliações, assegurando espaço adequado, equipamentos, conectividade e aplicadores designados.
Outra orientação importante é que as escolas devem realizar estratégias de sensibilização com os estudantes e suas famílias, reforçando que a conclusão do RPP é condição para a certificação da etapa de ensino, conforme a Portaria SEC nº 190/2024. Além disso, deve assegurar a recomposição das aprendizagens e o acompanhamento pedagógico pelos professores-tutores, em conformidade com o Manual Avaliação para a Aprendizagem 2025.
O último ciclo de aplicação de avaliações de RPP do ano letivo de 2025 está programado para acontecer no período de 1° a 5 de dezembro, nas unidades escolares.




