
A cada ano, as mudanças pelas quais o mundo passa trazem novidades e desafios para o dia a dia das cidades de todo o mundo, desde os habitantes até os responsáveis por sua gestão. A capacidade de se adaptar às novas tendências e demandas de uma sociedade em transformação garante uma melhor qualidade de vida para as pessoas e um maior cuidado com os recursos públicos.
Levando esse cenário em consideração, em 2025, a Prefeitura Municipal criou, no mês de maio, a Secretaria Especial de Transformação Pública (SETP), que atua na promoção e coordenação de estudos e discussões sobre a transformação do Estado, por meio de medidas sobre organização administrativa, servidores, empregados, tecnologia e prestação de serviços públicos. Também cabe à secretaria propor e coordenar projetos e iniciativas destinados à simplificação administrativa, à eficiência, à efetividade da prestação dos serviços públicos e à ampliação da capacidade estatal.
Ao atuar de maneira transversal junto aos demais órgãos da Administração Pública, a SETP busca fortalecer a cultura de inovação no setor público, estimular soluções orientadas por dados e ampliar a participação social, assegurando que as iniciativas desenvolvidas estejam alinhadas às reais necessidades da população e contribuam para uma gestão mais humana, responsiva e orientada a resultados.
Secretário de Transformação Pública, Edimário Freitas destaca as melhorias que as ações da pasta trouxeram à população, que tem acesso a serviços de forma mais fácil e rápida, além de otimizar os trabalhos da Administração Municipal. “Fechamos esse primeiro ano da Secretaria Especial de Transformação Pública com um sentimento de muita responsabilidade e entrega. Nossa missão aqui na SETP foi clara desde o primeiro dia: usar a inovação para facilitar a vida de quem precisa dos serviços da Prefeitura. Não se trata apenas de tecnologia, mas de respeito ao tempo do cidadão. Trabalhamos firme para desburocratizar processos e levar o serviço público para a palma da mão do conquistense, garantindo que a nossa Joia do Sertão seja cada vez mais moderna e eficiente. Esse foi só o começo de uma transformação que coloca o cidadão sempre em primeiro lugar”, afirmou Edimário.
Ao longo de todo o ano, a área de tecnologia da Prefeitura passou por um processo de fortalecimento e reposicionamento estratégico. A antiga CTI consolidou-se como Central Estratégica de Tecnologia e Inovação (CETI), assumindo um papel central na Transformação Digital prevista pelo Plano Conquista Conectada. Essa mudança marca um novo patamar de organização, governança, capacidade de entrega e visão de futuro para a tecnologia no município.
Dentre os principais marcos da Ceti e da Secretaria de Transformação Pública destacam-se a implementação e aprimoramento de sistemas estratégicos como Governando com as Pessoas, VôAli, Brechó Solidário Municipal, além da nova versão do GanttHub e da estrutura do GanttPPA alinhada ao Plano Plurianual (PPA).
- Moradora vota pelo celular no Governando com as Pessoas
- Aplicativo VôAli
- Veículos que atende o serviço
Outros destaques são a reestruturação da infraestrutura tecnológica, incluindo mudança do Data Center para novo espaço, documentação da rede de fibra óptica e reorganização das redes da Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi) e do prédio da Prefeitura; modernização do suporte com automação via chatbot, implantação do GLPI em diversas secretarias e organização do inventário de ativos e insumos de TI; e expansão da atuação preventiva e melhoria da segurança digital, incluindo ativação das câmeras da Muralha Digital e aumento da equipe especializada.
Uma importante mudança foi a criação do Departamento do Diário Oficial do Município, responsável pelo planejamento, coordenação e execução dos procedimentos de recebimento, organização, revisão, formatação e publicação de atos oficiais. O Diário Oficial do Município (DOM) é responsável pela veiculação de leis, decretos, editais, licitações, entre outros atos oficiais, permitindo que a população tenha acesso às ações e decisões do Governo Municipal, por meio de edições diárias nos dias úteis.
Conquista Conectada
A Estratégia Municipal de Governo Digital (Conquista Conectada) para o período de 2025 a 2028 foi instituída por meio do Decreto nº 23.712/2025. O objetivo da estratégia é modernizar os serviços públicos municipais por meio do emprego de tecnologias digitais, levando em conta a importância da inclusão digital e do acesso universal aos serviços públicos digitais.
As propostas visam potencializar o que já é executado no município. Com essa visão de acompanhar e impulsionar ainda mais o desenvolvimento, a Prefeitura já vem implantando, por exemplo, uma série de mudanças e articulações para a modernização da gestão pública e a conexão com a comunidade, como é o caso da implantação do IPTU Digital, Tudo Fácil, matrícula on-line, Vô de Buzu e a recarga digital de passagens, o Governando com as Pessoas, o Brilha Conquista e o sistema Muralha Digital.
- Portal Tudo Fácil
- Brilha Conquista
- Muralha Digital
Dentre as ações deste primeiro ano, houve a criação do Comitê Executivo do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), com a finalidade de definir diretrizes estratégicas, apoiar e acompanhar a implantação e a operacionalização do sistema. O SEI é uma plataforma digital que substitui os antigos processos em papel por um sistema 100% eletrônico, com tramitação segura, transparente e ágil de documentos e processos administrativos. Com ele, os servidores poderão consultar, assinar e despachar documentos de forma digital, eliminando o uso de papel e reduzindo o tempo de resposta da Prefeitura.
A inovação e a modernização ajudam Vitória da Conquista a seguir pioneira nas políticas públicas voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS têm o objetivo de erradicar a pobreza, proporcionar vida digna e garantir um desenvolvimento sustentável para as pessoas e o meio ambiente até o ano de 2030.
Um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o de número 11, prevê “Cidades e comunidades sustentáveis”, para tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Estratégias de inovação auxiliam nessa meta ao reduzir a quantidade de papel em circulação, ao diminuir a necessidade de deslocamentos e consumo de combustíveis, entre outras. Com essas iniciativas, Conquista se prepara para o futuro sem deixar de cuidar do presente, garantindo o bem-estar de sua população e a melhor gestão dos recursos públicos.















