Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana promove ação educativa para ciclistas no centro da cidade

Durante esta semana, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), por meio do Simtrans, está realizando uma ação educativa para ciclistas no Centro da cidade. Até sexta-feira (18), agentes de trânsito realizam abordagem com panfletagem na Praça Nove de Novembro e Alameda Ramiro Santos.

A iniciativa surgiu em razão do aumento do número de ciclistas na cidade e, a partir disso, cresce também a necessidade de orientar esse público sobre as normas de circulação, especialmente em espaços sensíveis como calçadas e alamedas, onde o convívio com pedestres exige ainda mais atenção e respeito, conforme pontuou a coordenadora de Trânsito, Fernanda Santos.

“A educação para o trânsito voltada aos ciclistas é essencial para evitar acidentes e garantir a segurança de todos. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso das calçadas por ciclistas é proibido, exceto quando o condutor estiver empurrando a bicicleta. Essa regra existe porque as calçadas são destinadas prioritariamente aos pedestres, muitos dos quais têm mobilidade reduzida ou são mais vulneráveis, como crianças e idosos”, disse.

“Investir na educação para o trânsito é promover a cidadania e o bem-estar coletivo. Orientar o ciclista a respeitar as regras e os demais usuários da via é um passo importante para construirmos cidades mais humanas, inclusivas e sustentáveis”, completou a coordenadora.

Campanhas informativas realizadas pelo Simtrans e demais órgãos de trânsito, bem como atividades escolares e projetos comunitários podem conscientizar a população sobre os direitos e deveres, promovendo um trânsito mais seguro e respeitoso. “Nós já fazemos esse projeto há muito tempo, todos os meses estamos em algum ponto da cidade falando com o ciclista sobe a necessidade dele empurrar a bicicleta. A nossa campanha se estende durante o ano orientando o ciclista da sua responsabilidade como usuário do trânsito”, disse a agente de trânsito, Andréa Carla.

Supervisor de linha de transmissão, Valdenir Oliveira saiu do Cidade Maravilhosa ao Centro com sua bicicleta. Ao chegar à Praça Nove de Novembro, ele parou para receber as orientações dos agentes de trânsito e elogiou a ação do Simtrans. “Eu gosto de bicicleta, prefiro vir de bike para fazer exercício e eu acho esse tipo de ação muito boa, até porque evita tantos acidentes com pedestre. Boa atitude que está sendo”, disse.

A empregada doméstica Marineide Leal contou que ocasionalmente passa pela Alameda Ramiro Santos. Ela disse que sempre passa empurrando a bicicleta para não provocar nenhum tipo de acidente. “Eu sempre desço da bicicleta quando chego na alameda porque pode ser que a bicicleta bata em alguém, e tem hora que tem várias pessoas, aí tem que dar espaço para elas passarem. Tanto me protege quanto à pessoa que vai passando”, comentou.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima