Secretaria Municipal de Saúde realiza 3º LIRAa de 2025 para controle do Aedes aegypti em Vitória da Conquista

Coleta de larvas de mosquito

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Controle de Endemias, está realizando o terceiro Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. O objetivo da ação, que segue até dia 20 de setembro, é mapear a infestação do mosquito nos 80 bairros da cidade para prevenir as arboviroses dengue, zika e chikungunya.

O coordenador municipal de Endemias, Renato Freitas, explicou que a pesquisa consiste em uma visita casa a casa, onde os agentes de endemias inspecionam possíveis criadouros e coletam amostras de larvas. “Esses dados são essenciais para direcionar as ações de combate ao mosquito, focando nos bairros com maior risco de infestação”, explicou Renato.

Comerciante do bairro São Vicente, Antônio Roberto Conceição da Silva recebeu a equipe de endemias em seu estabelecimento localizado na Rua Salgado Filho. Na ocasião, ele ressaltou a importância do trabalho dos agentes na prevenção da dengue.

“Hoje em dia, isso é uma guerra. O verão vem aí e a gente tem que abrir as portas para as pessoas que cuidam da gente,” disse ele. Antônio destacou a satisfação com o serviço prestado pelos agentes, que, segundo ele, visitam o local todo mês, são educados e realizam um trabalho de orientação fundamental.

O morador também fez um apelo para que a população colabore com as equipes e abra as portas de suas casas, reforçando que a conscientização é a principal ferramenta para combater a doença. “A colaboração de cada morador é crucial para o sucesso das ações de controle do Aedes aegypti e para proteger a saúde de toda a comunidade”, declarou Roberto.

Antônio Roberto

Prevenção

A Prefeitura enfatiza a importância da prevenção, estimulando a população a eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Medidas simples, como o descarte adequado de lixo, limpeza de caixas d’água e eliminação de recipientes que acumulam água, são fundamentais para reduzir a proliferação do mosquito.

Cuidados necessários

A Vigilância Epidemiológica continua monitorando a situação da dengue no município e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da comunidade permanecer atenta aos sintomas e buscar atendimento médico ao apresentar sinais de dengue, como febre alta, dor de cabeça, dores no corpo e manchas vermelhas na pele.

Vacinação

A vacina contra a dengue está disponível nas unidades de saúde para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Segundo o Ministério da Saúde, essa é a faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, depois de pessoas idosas, grupo para o qual a vacina não foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para obter mais informações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, em Vitória da Conquista, você pode entrar em contato com a SMS, por meio do Centro de Controle de Endemias, pelo número (77) 3429-7421.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima