Secretaria Municipal de Serviços Públicos promove ação de saúde e bem-estar para servidores em alusão ao Setembro Amarelo

Na manhã desta sexta-feira (26), a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) realizou uma ação especial voltada à saúde física e mental para os seus mais de 300 servidores. A atividade aconteceu na sede da Sesep e faz parte da programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à saúde mental e à prevenção ao suicídio.

A iniciativa contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), do Núcleo de Saúde do Trabalhador (Nast) e dos cursos de Enfermagem e Odontologia da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor). Durante a manhã, os servidores puderam acessar uma série de serviços de promoção da saúde, incluindo atendimento odontológico, exames clínicos, aferição de pressão arterial e glicemia, massagem, atualização do cartão de vacinas e palestra com psicólogos da Prefeitura, dentro do programa Felicidade Interna do Servidor (FeliS).

Gilberto Oliveira é funcionário do setor de Iluminação Pública da Sesep há 25 anos. Ele destaca que o diálogo tem melhorado a qualidade do trabalho no setor. “Mudou o diálogo com o servidor, que antes não havia. Nunca tinha presenciado esses eventos, nem esse contato com a coordenação. Claro que nem todos os problemas podem ser resolvidos, mas essa atenção ajuda muito”, afirmou.

A psicóloga do Nast, Leila Lopes, destacou os resultados positivos já alcançados pelo projeto. “A gente vem realizando várias ações no campo da saúde mental e também da saúde física. Hoje concentramos os cuidados clínicos e compartilhamos dicas de bem-estar mental no dia a dia. Desde junho, temos feito atividades de valorização com servidores de toda a Prefeitura, e, a cada atividade, percebemos aumento na adesão”, explicou Leila.

Para o coordenador municipal de Iluminação Pública, Ramon Soares, a ação reforça o compromisso da Sesep em cuidar de seus profissionais. “A importância deste tipo de iniciativa é imensa. Temos um quadro de servidores dinâmico e comprometido. Contamos com um núcleo próprio de psicologia, além do suporte do Nast, porque entendemos que o cuidado com a saúde mental dos colaboradores é essencial para o bom desempenho do serviço público”, ressaltou Ramon.

O programa FeliS é uma iniciativa permanente do Nast e tem como objetivo fortalecer a qualidade de vida e o bem-estar dos servidores municipais, em especial dos trabalhadores que lidam diretamente com o público e estão mais expostos às situações de estresse.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima