Secult divulga 1ª lista de habilitação cultural do edital Formação Cultural Camaçari

A Secretaria de Cultura de Camaçari (Secult) divulgou, em caráter preliminar, a primeira lista de habilitação cultural dos proponentes inscritos no edital Formação Cultural Camaçari. A avaliação teve como base os seguintes critérios: projeto/plano de curso/oficina; portfólio do proponente na área; e formação acadêmica/escolar.

O edital Formação Cultural Camaçari tem o objetivo de formar um banco de profissionais com experiência técnica na área cultural, a fim de ofertar serviço de capacitação em atividades culturais como instrutores, ministrando cursos e oficinas em diversas modalidades em variados bairros e localidades do município, no intuito de fomentar e descentralizar o acesso à cultura, à formação cultural e à produção de bens culturais.

As inscrições permanecem abertas durante toda a vigência do edital e as listas de credenciados são publicadas de forma periódica. O processo de inscrição pode ser feito de forma on-line através de formulário disponível no Portal da Secult, acessível aqui, onde também está a íntegra do certame. Enquanto presencialmente, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Núcleo de Orientação Cultural (NOC) da Assessoria Técnica (Astec) da Secult, localizada na Cidade do Saber (CDS), situada na Rua do Telégrafo, bairro Natal, Centro.

No certame, a Categoria A contempla cursos e atividades contínuas divididas entre as seguintes categorias e subcategorias: música (cordas populares, cordas sinfônicas, metais, madeiras, ritmo, teclado, e canto coral), dança (ballet, jazz, zumba, street dance, além das danças moderna, contemporânea, afro, e de salão), artes visuais (pintura, escultura, desenho, e fotografia), teatro (adulto, juvenil, infantil, e de formas animadas), e literatura (escrita criativa e infantil).

Também integra a Categoria A: cinema/audiovisual (realização de filmes, videoclipe, animação, e novas mídias), cultura maker (mediação/LABTEC – Museu ÚNICA), educação inclusiva (atividades para pessoa com deficiência – PcD), capoeira (sede, orla e zona rural), xadrez (técnicas básicas e avançadas), e inglês (básico, e intermediário/avançado). A remuneração mensal para esta categoria é de R$ 2.844,44.

Já a Categoria B é voltada para oficineiros culturais, abrangendo cursos de curta duração, divididos nas seguintes modalidades e submodalidades: artesanato (por forma, por técnica, e por finalidade), culturas populares (cordel, xilogravura, quadrilha, maracatu, jongo, afoxé, bumba-meu-boi, culturas indígenas, culturas ciganas, maculelê, e instrumentos de capoeira); artes circenses (malabarismo, palhaçaria, e equilibrismo), brincadeiras, expressões, jogos e ludicidades (jogos e improvisações teatrais, contação de história, Lego, videogames, brincadeiras e roda, e jogo da memória), e hip hop (MC, DJ, graffiti, e break dance).

Ainda estão na Categoria B: cultura maker (robótica, impressão 3D, corte a laser, eletrônica, e reciclável), produção cultural (elaboração de projetos, execução de projetos, gestão cultural, prestação de contas, captação de recursos, portfólio cultural, e parecerista cultural), e educação inclusiva (audiodescrição, braile, Língua Brasileira de Sinais (Libras), e PcD). Os profissionais desta categoria receberão R$ 30 por hora-aula, com carga horária de até 16 horas semanais ou 64 mensais.

Em caso de dúvidas ou obter informações complementares, os candidatos devem entrar em contato pelo e-mail ceasc.camacari@gmail.com ou pelo telefone (71) 3644-9824. Os proponentes ainda podem obter suporte para inscrição de forma presencial, realizada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na Astec ou nos equipamentos geridos pela Secult, como a Pracinha da Cultura, situada no bairro Tancredo Neves (Phoc III); Estação Cultural de Parafuso; e centros culturais Vila de Abrantes e Barra do Pojuca.

A relação de habilitação cultural dos proponentes inscritos no edital Formação Cultural Camaçari foi publicada por meio da Portaria n.º 39/2026, no Diário Oficial do Município (DOM), edição n.º 2807/2024, de 10 de fevereiro, e pode ser conferida neste link.

Fonte: Prefeitura de Camaçari

#CAMAÇARI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima