Seduc lança pacto para garantir a alfabetização em Feira até o 2º ano

O Governo Municipal de Feira de Santana e diversos segmentos organizados da sociedade feirense estão unindo esforços para garantir a alfabetização dos alunos da rede pública municipal até o 2º ano. A iniciativa faz parte do pacto Feira pela Educação, lançado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e o secretário de Educação, Pablo Roberto, no início da noite desta segunda-feira (22), no auditório da Secretaria de Educação.

Ao destacar a importância da iniciativa e o compromisso de sua administração em melhorar os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica do município de Feira de Santana, por meio de investimento em tecnologia, estrutura física e principalmente na capacitação e ampliação do número de docentes, o prefeito José Ronaldo abriu seu coração para dar testemunho de sua infância no sertão da Bahia, na cidade de Paripiranga, filho de uma família que não teve oportunidade de estudos, mas que priorizou a educação dos filhos até trilharem pela faculdade como ferramenta de transformação. “Deus me deu a oportunidade de me transformar em homem público e contribuir para melhorar a qualidade da educação da população. Temos feito investimentos, mas cabe aqui a soma de esforços da sociedade”, destacou.

Durante o evento, o secretário de Educação, Pablo Roberto, explicou o que é e a meta do pacto Feira pela Educação e conclamou a população feirense a abraçar a iniciativa para garantir o seu êxito, assegurando um melhor resultado no aprendizado dos alunos. “Esta é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Seduc, mas só terá êxito se cada um entender que é de toda a sociedade de Feira”, frisou.

A Prefeitura de Feira de Santana mantém 206 escolas municipais atendendo cerca de 57 mil alunos, distribuídos do 1º ao 9º ano e também o EJA. Com a iniciativa, a Secretaria de Educação assume o compromisso pela educação de Feira de Santana, focado em melhorar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), tendo como parâmetros manter os índices de participação dos alunos acima dos 90% e melhorar as avaliações do SAEV (Sistema de Avaliação Educar para Valer – local) e do SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – nacional).

A partir de uma comissão de mobilização, a Secretaria Municipal de Educação dá início, nesta terça-feira (23), ao pacto pela alfabetização, sendo promovidas diversas ações. Dentre elas, o monitoramento escolar em tempo real, distribuição de material de estudo e formação contínua, promoção da Copa EDU e de projetos como Soletrando e Criando o Futuro, que já fazem sucesso com o mascote da educação e incentivam a competitividade no aprendizado.

Em breve, a Secretaria de Educação também vai lançar o edital do Prêmio Melhores da Educação, voltado para práticas exitosas na educação e reconhecimento para toda a rede. Também haverá a criação do monitoramento da alfabetização, ampliação do tempo de formação dos professores e redução do número de alunos não alfabetizados do 3º ao 5º ano. A meta é alfabetizar até os 7 anos.

Durante o evento, estiveram presentes secretários municipais, vereadores, professores, diretores e coordenadores escolares, dirigentes de universidades e faculdades, tanto da rede pública quanto privada, dirigentes de escolas privadas e representantes de entidades de diversos segmentos. Todos foram convidados pelo prefeito José Ronaldo a abraçar a iniciativa, visando contribuir para melhorar a qualidade da educação pública municipal e transformar a realidade dos estudantes feirenses.

Fonte: Prefeitura de Feira de Santana

#FEIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima