
A Secretaria de Educação de Juazeiro/Seduc realizou, nesta quinta-feira (18), um encontro com gestores das escolas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos/EJA no município. A reunião foi marcada por um momento de escuta e diálogo, com o objetivo de compreender a realidade das unidades escolares e construir, de forma coletiva, estratégias voltadas à ampliação do acesso e permanência dos estudantes dessa modalidade.
Durante o encontro, os gestores discutiram ações de mobilização para o período de matrículas, além de proposições que contribuam para garantir que os estudantes da EJA permaneçam na escola e concluam seus estudos. A iniciativa integra as estratégias do programa Alfabetiza Juazeiro, que reúne um conjunto de ações estruturadas para elevar a qualidade do ensino no município e assegurar a alfabetização.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/IBGE, Juazeiro possui cerca de 17 mil adultos analfabetos, enquanto pouco mais de mil estudantes estão matriculados na EJA. “O que estamos fazendo é uma mobilização para ampliar o acesso dessas pessoas ao processo de alfabetização e à continuidade da sua vida escolar”, destacou a gestora de políticas públicas da Seduc, Mary Adriana Evangelista dos Santos.
Atualmente, a rede municipal de ensino de Juazeiro oferece as etapas IV e V da EJA, em 17 escolas, tanto na sede como no interior do município.




