A Secretaria de Educação realizou, na tarde desta sexta-feira, 12 , audiência pública que marca os 10 anos de vigência do Plano Municipal de Educação (PME) 2015–2025. O encontro ocorreu no auditório da Câmara de Vereadores e reuniu representantes de toda a sociedade civil, vereadores, além de integrantes do Conselho Municipal de Educação, do Fórum Municipal de Educação, associações de moradores da zona urbana e rural, professores, estudantes e gestores escolares. A audiência pública marca uma etapa fundamental no encerramento do atual ciclo do PME e no início da construção do plano que orientará as políticas educacionais de Alagoinhas pelos próximos dez anos.
Coordenadora do PME, Rita Rezende explicou que a audiência cumpre um papel central na avaliação e no planejamento das políticas educacionais do município. “Este é o momento de informar à população os avanços, os desafios e os novos caminhos a serem traçados para a próxima década. Avaliamos o que foi desenvolvido nesses 10 anos, das 16 metas estabelecidas no nosso plano, o que foi plenamente alcançado e o que ainda se constitui como desafio para Alagoinhas”, explicou. Ela acrescentou que o processo de elaboração do novo PME já foi iniciado, com escutas realizadas dentro das unidades escolares, envolvendo diretamente os estudantes.
A programação teve início com uma palestra da professora Fabíola Bastos, do Instituto Avante Educação, instituição parceira do município, que abordou os avanços e desafios do PME e reforçou a importância da participação cidadã na construção do plano para o próximo decênio. Após a apresentação, a equipe de coordenação do documento apresentou ao público um relatório com a análise das metas, seguida de um momento dedicado à participação da plateia, que pôde avaliar e discutir os pontos apresentados.
Representando os estudantes, Pedro Henrique Cardoso, de 11 anos, aluno do 5º ano da Escola Municipal Alagoinhas IV, emocionou o público ao ler um texto de sua autoria. No relato, falou sobre a realidade dos estudantes e ressaltou a importância da escola pública na formação das crianças e adolescentes.
Membro do Conselho Municipal e do Fórum Municipal de Educação, Audato Ramalho considera que o município vive um momento decisivo. “Estamos revisitando o final de um plano decenal e já com o olhar voltado para a construção do novo. Amadurecemos em relação ao passado, e isso nos permite planejar com mais solidez. Temos ainda boas perspectivas, com o novo Plano Nacional de Educação aprovado na Câmara dos Deputados e o Estado também avançando na elaboração do seu plano”, afirmou.
A secretária municipal de Educação, Rita Bastos, falou do compromisso do município com a política educacional. “Cabe aos municípios traduzirem as diretrizes nacionais para sua realidade local, garantindo universalização do acesso, qualidade, equidade e participação social. A implementação das metas exige esforço conjunto: poder público, educadores, famílias e sociedade civil. É um pacto com o futuro, com a esperança e com a dignidade humana. Com diálogo, coragem e compromisso, construiremos um PME que reflita nossas necessidades e potencialidades, consolidando uma educação municipal mais forte, justa e inclusiva”, declarou a secretária.
Fonte: Prefeitura de Alagoinhas







