Sefin prossegue com atualização cadastral imobiliária e georreferenciamento

Com o objetivo de aumentar a transparência da gestão pública, manter uma base de dados precisa para uma cobrança de impostos mais justa e garantir maior segurança jurídica aos contribuintes de Vitória da Conquista, a Prefeitura segue com a atualização cadastral dos imóveis e o georreferenciamento. De hoje (24) a sexta-feira (26), o serviço está sendo realizado no bairro Lagoa das Flores pela empresa TopoCart, sob a supervisão da Secretaria Municipal de Finanças e Execução Orçamentária (Sefin).

Durante a ação, uma equipe técnica, devidamente credenciada, usando crachá da empresa, colete e boné para identificação, vai de porta em porta para coletar os dados. Para tanto, é importante que a população contribua com a atualização cadastral, recebendo os técnicos e respondendo ao questionário.

Caso o morador não seja encontrado em casa, a equipe fará até três tentativas de contato. Se ainda assim não houver sucesso, um comunicado será deixado na residência com um QR Code que direciona para um autoatendimento, permitindo que o próprio proprietário realize a atualização de forma on-line.

Confira a programação das localidades que serão contempladas com o serviço até dezembro:

29/9 a 3/10 – Distrito Industrial

6/10 a 17/10 – Espírito Santo

20/10 a 24/10 – Boa Vista

27/10 a 31/10 – Ayrton Senna

Em novembro, serão contemplados os bairros Felícia, Recreio, Jurema, Alto Maron, Bateias, Brasil e Campinhos. Já em dezembro, os bairros Centro, Cruzeiro, Guarani, Ibirapuera, Jatobá, Nossa Senhora Aparecida, Patagônia, São Pedro e Zabelê. 

Atualização cadastral imobiliária 

A ação possui duas frentes de atuação: revisão de dados existentes e expansão do georreferenciamento, que, por sua vez, é realizado em duas etapas: primeiro, um avião sobrevoa a cidade inteira, captando imagens da área urbana. Depois, um carro com GPS e outros sistemas percorre as vias da cidade para coletar informações e imagens por todos os locais por onde vai passando. As imagens coletadas por ambos são colocadas umas sobre as outras.

A atualização cadastral inclui número total de escolas, hospitais, postos de saúde –  municipais ou não -, ruas asfaltadas, linhas de ônibus, entre outros, existentes em Vitória da Conquista. Esses dados são utilizados posteriormente pelo Governo Municipal para melhor gestão dos recursos, planejamento de ações intersetoriais e até mesmo a compreensão de como um determinado bairro está sendo atendido pelas políticas públicas.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima