
Carlinhos Brown ressalta importância da aproximação entre MP e produção cultural como indutora de desenvolvimento humano
A Semana do Ministério Público da Bahia 2025 teve início oficial na noite desta quarta-feira, 10, no Trapiche Barnabé, com palestra de abertura do músico Carlinhos Brown, que ressaltou a relevância da aproximação entre instituições como o MP e a produção cultural na promoção de Justiça e desenvolvimento humano. O artista afirmou que a cultura tem poder formador e reparador, sendo necessário valorizá-la como ativo de toda uma cadeia produtiva, na qual as comunidades sejam inseridas como protagonistas, em um movimento de inclusão social amplo.
“
A cultura popular precisa ser vista como forma de educação, e reconhecida, sobretudo seus produtores, que devem ser vistos como partícipes. A cultura tem que nascer como prevenção das dores e da violência e não como resultado delas”, disse o compositor para uma plateia repleta de autoridades e integrantes do MP baiano. Estiveram presentes o vice-governador Geraldo Júnior; o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia Geder Gomes, o presidente do Tribunal de Contas do Estado Marcus Presídio; o procurador-chefe do MPF Claytton Ricardo Santos, entre outros.
A Semana do MP segue até a próxima sexta-feira, 12. Confira a programação.
Atuação do futuro
Em seu discurso, o procurador-geral de Justiça Pedro Maia destacou que o MPBA atua com ênfase nos “pilares fundamentais de nosso tempo” e que a Instituição vem construindo, de forma disruptiva, um novo modelo de atuação. “É uma Justiça multiportas, que possibilita ao Ministério Público ser ponta de entrada e de saída para grandes soluções”, disse.
O PGJ pontuou ainda que o MP baiano é uma instituição madura, indutora de políticas públicas e promotora dos direitos fundamentais, com atuação “disruptiva, dialógica, diversa, plural, consensual e presente nas comunidades de todo o estado para transformar vidas”. Ele reforçou que o Ministério Público “nunca deixará de atuar com coragem e criatividade” e comemorou o recorde histórico de 21 premiações nacionais alcançadas este ano.
Sobre os desafios futuros, afirmou que o MPBA está cada vez mais comprometido com a segurança alimentar, alfabetização, inclusão, proteção ambiental e promoção de uma segurança pública baseada em garantias de direitos, com olhar especial às crianças e adolescentes. “O MPBA talvez esteja criando um modelo para o Ministério Público brasileiro do futuro. Temos todas as ferramentas para construir um futuro de paz, de igualdade e acesso a direitos para todos”, disse.
O vice-governador Geraldo Júnior levou a mensagem do governador do Estado, destacando que a abertura da Semana do MP aconteceu no Dia Internacional dos Direitos Humanos, data em que foi também formalizada a recondução do promotor de Justiça Pedro Maia ao cargo de procurador-geral. No texto, Jerônimo Rodrigues afirmou que o MPBA tem sido “um valoroso parceiro do Governo do Estado na construção de políticas de paz, inclusão social, segurança pública, segurança alimentar e garantia de direitos, especialmente para os mais vulnerabilizados”.
O presidente da Associação do Membros do Ministério Público da Baia (Ampeb), Lucas Santana, enfatizou que momentos como a Semana do MP “geram conhecimento fundamental” e fortalecem o diálogo institucional em prol da sociedade. “Com base no princípio da unidade, aliado à independência funcional, é possível construir consensos e fomentar políticas públicas efetivas”, afirmou.
Fotos: Sérgio Figueiredo



