
“Se todo o esforço que nós fizermos, todo o investimento, toda ação e qualquer tipo de campanha salvar uma vida, já valeu a pena”, com essa afirmação, o diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Max Passos, fez um balanço da Semana Nacional de Trânsito – que aconteceu entre 18 e 25 de setembro – em toda a Bahia e no Brasil. O departamento realizou uma sequência de atividades nos sete dias de evento. Na capital Salvador e no interior do estado, uma união com os órgãos municipais e com outras entidades ligadas ao trânsito.
Destaque para campanha de comunicação, que circulou através de diversos veículos de comunicação do estado. Na capital, uma série de palestras, wokshops, encontros, animações em escolas estaduais, municipais e privadas. No interior, Ciretrans e Retrans distribuíram as equipes pelas ruas dos municípios. Blitzes educativas e de fiscalização reforçaram o clima de responsabilidade da semana. Educação e segurança foram os pilares para a construção de um trânsito mais seguro e com menos sinistros.
Seguindo a máxima do tema nacional “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, na Bahia a campanha levou o regionalismo “Vá na manha. Volte de boa”. Segundo Passos, o Governo do Estado, seguirá durante todo o ano, realizando a manutenção das propostas e atividades executadas na semana.
“O governador Jerônimo Rodrigues, parte da máxima que a educação é o modelo de transformação e de política pública mais eficaz que existe. Partindo desse pilar, todas ações do Detran envolveram o nosso setor de segurança e educação para o trânsito. Vamos agora, todos os dias, nas ruas, nos escritórios, com os nossos parceiros municipais, estaduais e federais, consolidar as ações para transformar o trânsito”, enfatizou Passos.
Outro destaque da semana nacional, foi à homenagem para todos os agentes que, direta ou indiretamente, atuam para estudar, planejar, propor e executar políticas públicas para um trânsito cada vez mais seguro, com a entrega das medalhas “Amigo do Detran”.