Semdes dialoga com Organizações da Sociedade Civil para planejar ações formativas de 2026

🔗 Clique para ver a foto original

O encontro aconteceu no Centro Municipal de Formação Educacional Professor Raymundo Vianna

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) realizou, nesta terça-feira (16), um diálogo com representantes de Organizações da Sociedade Civil (OSCs), no auditório do Centro de Formação Professor Raymundo Vianna. A iniciativa teve como objetivo principal acolher as demandas das organizações para planejar as ações formativas voltadas às OSCs, no ano de 2026, além de abrir espaço para esclarecimento de dúvidas sobre a atuação das organizações no âmbito da política de assistência social e das parcerias com o município.

Ao todo, participaram do encontro representantes de cerca de 24 organizações da sociedade civil. Durante o diálogo, os participantes compartilharam dificuldades recorrentes, especialmente relacionadas a questões técnicas, como a inscrição em editais, a elaboração de projetos e a compreensão dos fluxos e normativas das políticas públicas.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Michael Farias, mediou a reunião e acolheu as demandas apresentadas pelas organizações. Na ocasião, ele também reforçou a importância da participação das OSCs na próxima edição do Curso de Introdução à Política de Assistência Social, promovido pela Semdes, com previsão de realização no primeiro trimestre de 2026.

🔗 Clique para ver a foto original

O secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias, conduziu a conversa

Para o secretário, o diálogo permanente com as organizações é fundamental para o fortalecimento da política de assistência social no município. “As OSCs são parceiras estratégicas do município e desempenham um papel essencial no atendimento à população. Por isso, é fundamental que o poder público esteja aberto ao diálogo, ouvindo as dificuldades, alinhando expectativas e construindo, de forma conjunta, caminhos para qualificar a atuação dessas organizações. Nosso objetivo é garantir que elas tenham condições técnicas e institucionais para acessar políticas, recursos e ampliar o impacto social do trabalho que já realizam”, destacou Michael Farias.

🔗 Clique para ver a foto original

24 Organizações da Sociedade Civil participaram do diálogo

A representante do Instituto Bemmaker, Aline Mendes, que atua na qualificação e no desenvolvimento humanizado de jovens, avaliou positivamente o encontro. “Considero este momento formativo estratégico e muito relevante. A iniciativa da gestão municipal em convocar e ouvir as OSCs para compreender suas necessidades de capacitação é fundamental, especialmente considerando nossa parceria com o poder público. A colaboração efetiva exige alinhamento de objetivos e compreensão das tipificações. Quando compartilhamos metas, conseguimos alcançar resultados muito maiores por meio do trabalho conjunto”, afirmou.

Representantes da Pastoral do Menor Nossa Senhora das Graças também participaram da reunião e ressaltaram a importância do espaço de escuta. Para Emilli Andrade, o encontro foi produtivo e necessário. “Esse momento formativo é muito valioso, pois nos permite um diálogo direto com o secretário. É uma oportunidade de troca, em que as organizações podem apresentar suas necessidades, como capacitação em projetos, recursos humanos e formações específicas, como o Sipia, voltado para crianças e adolescentes. Esse intercâmbio fortalece a relação entre as OSCs e a gestão municipal”, pontuou.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima