Semgi realiza capacitação em governança e compliance na gestão patrimonial do setor público

Com foco na qualificação de servidores dos setores de patrimônio e almoxarifado, a Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi) promoveu, nessa quinta-feira (18), o treinamento “Governança e Compliance em Gestão Patrimonial no Setor Público”, realizado no auditório da Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) e conduzido pelo grupo Dinizcont Gestão de Ativos.

🔗 Clique para ver a foto original

Servidores municipais no treinamento “Governança e Compliance em Gestão Patrimonial no Setor Público”

Durante a formação, foram discutidos temas como a importância da normatização e da atualização do inventário patrimonial, além das atribuições e responsabilidades dos servidores envolvidos na gestão de bens públicos. 

Administradora do setor de patrimônio da Semgi, Elaine Amaral destacou a importância da capacitação como instrumento de qualificação profissional dos servidores e de fortalecimento da gestão pública. “Estamos buscando profissionalizar, melhorar a eficiência e fortalecer o controle do patrimônio público”, destacou.

Palestrante do encontro, o professor da Universidade Federal da Bahia (Ufrba), Josemar Oliveira, enfatizou a relevância da participação de servidores de diferentes áreas estratégicas, como contábil, jurídica, compras, almoxarifado, controle interno, licitações, obras e finanças, para garantir uma gestão patrimonial integrada e eficiente. “Tecemos detalhes dos principais problemas que são gerados nos municípios ao final do exercício, quando estes não desenvolvem uma gestão patrimonial eficaz, ações efetiva, tempestiva, com alinhamento técnico, com responsabilidades e responsabilizações. E também traçamos recomendações para que o público pudesse refletir e colocar em prática os aprendizados”. 

Entre os 17 problemas citados ao longo da formação estão: bens registrados no inventário, mas não localizados fisicamente nos setores; a ausência de reavaliação patrimonial; o descuido com as etapas de movimentação e/ou transferência interna de bens; e a falta de capacitação profissional.

Conhecimento que transforma 

Presente no treinamento, o gestor financeiro, Vinícius Rocha, da Secretaria Municipal de Comunicação, ressaltou o caráter conscientizador da atividade e a relevância do tema para a administração pública. “É um treinamento de extrema importância, porque a conscientização do bom uso do patrimônio municipal gera economia e mais benefícios para o cidadão, que passa a contar com equipamentos de qualidade para o seu próprio uso”, afirmou.

Já Marco Aurélio Oliveira, que atua no Almoxarifado Central da Semgi, avaliou a formação como esclarecedora. “Estou participando pela primeira vez e os debates ajudam a entender melhor o papel do patrimônio e o controle dos bens dentro do município. Está sendo bem satisfatório e mostra a importância de termos um olhar mais atento”, concluiu.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima