Juazeiro recebe ato político-cultural com presença do governador e ministros

Juazeiro mostrou mais uma vez por que é reconhecida como o coração pulsante do Sertão do São Francisco. No segundo dia do 13º Congresso Brasileiro de Agroecologia/CBA, realizado nesta quinta-feira (16), a cidade recebeu um grande ato político e cultural que reuniu mais de 4 mil pessoas na Orla 2. O evento contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além de ministros de Estado e diversas autoridades, representantes de movimentos sociais, pesquisadores, agricultores e visitantes de todo o país.

Às margens do Rio São Francisco, o encontro transformou Juazeiro em um palco de celebração da agroecologia, da cultura popular e da força do povo sertanejo. A programação incluiu apresentações artísticas e manifestações culturais que encantaram o público, como o grupo Coco Barra de Saia, a tradicional Marujada de Curaçá — patrimônio imaterial cultural da Bahia, que levou ao palco toda a sua riqueza centenária —, além da participação da comunidade indígena de Jequié Multiétnica Tupinambá Pataxó Hã-Hã-Hãe, que trouxe a força e a ancestralidade dos povos originários para o centro das celebrações.

Direto da Aldeia Caramuru, com o nome indígena de Patiburi, o participante celebrou a recepção da cidade e a união de tantos povos em prol de mais sustentabilidade. “Estou aqui nesse encontro e está sendo muito acolhedor e um povo muito hospitaleiro. Estou muito feliz em estar presente nesse momento”, ressalta.

Mais cedo, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente/SEMA, realizou uma ação educativa no espaço do evento, voltada à conscientização ambiental e à promoção de práticas sustentáveis. A iniciativa integrou o conjunto de atividades desenvolvidas pelo município durante o congresso, que também conta com estandes institucionais apresentando projetos e políticas públicas da gestão municipal.

Sendo o maior evento do país sobre agroecologia, o CBA acontece pela primeira vez em uma cidade do Semiárido brasileiro e segue até sábado (19), reunindo milhares de pesquisadores, agricultores, gestores públicos, estudantes e movimentos sociais de todas as regiões do Brasil. A Prefeitura de Juazeiro tem marcado presença ativa em todos os dias de programação, com uma atuação integrada entre suas secretarias.

Fonte: Prefeitura de Juazeiro

#JUAZEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima