Seminário discute resultados de pesquisas do Observatório do PDDU de Salvador

O Observatório do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Salvador realizou, ontem (29), na sede do Ministério Público do Estado da Bahia, em Nazaré, a segunda etapa do seminário “PDDU Salvador 2025–2035”. O evento, que contou com o apoio da 1ª Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo, reuniu especialistas, integrantes de movimentos sociais, parlamentares e representantes da sociedade civil.

A atividade encerrou o ciclo de apresentações iniciado no dia 16 deste mês. O objetivo do Observatório é contribuir para uma revisão democrática, técnica e participativa do PDDU, prevista para 2026. Durante o evento, a promotora de Justiça Hortênsia Pinho destacou a importância da revisão do plano como instrumento de planejamento urbano.

Na ocasião, houve o lançamento da ação “Sombreamento Zero – Nossas praias, nosso sol, nosso direito à cidade estão em risco!”, iniciativa promovida pelo Observatório do PDDU de Salvador. A ação, que tem apoio da 1ª Promotoria, buscar alertar para os impactos ambientais, urbanísticos e sociais que pode causar a construção de grandes edifícios próximos ao mar. A campanha conta com um site informativo (sombreamentozero.wixstudio.com/praiaslivres) e um perfil no Instagram (@sombreamentozero), por meio dos quais serão promovidas ações de conscientização, arrecadação de doações e mobilização de voluntários.

Observatório do PDDU de Salvador

O Observatório do PDDU de Salvador 2025-2035 é uma rede da sociedade civil que conta com a participação de movimentos sociais, pesquisadores, especialistas e associações de bairro que se articula para contribuir efetivamente na revisão do PDDU de Salvador. O grupo busca pautar o debate sobre os temas relevantes do plano diretor, traduzir o conteúdo técnico e seus efeitos para os soteropolitanos e estimular que participem do processo de revisão da legislação que deve acontecer em 2026.

Fotos: Humberto Filho

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima