
Neste domingo (25), a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi) promove um ato inter-religioso, às 14h, no Largo do Pelourinho, como parte da programação oficial do 6º Festival Cultural da Paz. A ação é uma parceria entre a Secretaria, o Conselho Inter-religioso da Bahia (Conirb) e o Afoxé Filhos de Gandhy.
Inserida nas ações alusivas ao Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, a iniciativa se configura como um momento central no Festival, que, além de reunir música, manifestações culturais, ações educativas e rituais simbólicos, tem foco na promoção da cultura da paz, da liberdade religiosa e do respeito à diversidade.
Com o objetivo de fortalecer relações de convivência, reduzir tensões motivadas pela intolerância e afirmar a diversidade religiosa como valor fundamental da democracia, a atividade pretende reunir representantes do poder público, da sociedade civil e lideranças religiosas de diferentes matrizes em um mesmo espaço de diálogo, escuta e partilha. O ato contará com bênçãos, preces e manifestações simbólicas, respeitando as especificidades de cada tradição representada.
Realizado em um espaço marcado pela memória, ancestralidade e diversidade cultural do povo baiano, o evento tem a expectativa de ampliar a participação popular, a partir do diálogo como um caminho de construção para uma sociedade mais plural e comprometida com a cultura de paz, o respeito mútuo e a valorização da diversidade religiosa presente no Estado da Bahia.
Atrações – Entre as atrações da 6ª Edição do Festival da Paz estão as cantoras Daniela Mercury e Mariene de Castro, os cantores Alexandre Peixe, Gabriel Mercury, Gerônimo Santana e as bandas Afrocidade e Orisun – Samba de Terreiro.
Serviço: Ato Inter-religioso no 6º Festival Cultural da Paz
Data: Domingo, 25 de janeiro de 2026.
Horário: A partir das 14h.
Local: Largo do Pelourinho, Salvador – BA.
Entrada: Gratuita.



