
Em um gesto de solidariedade e compromisso com a vida, servidores da Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) se uniram, nesta terça-feira (13), em uma ação de doação de sangue para reforçar os estoques da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).
A mobilização ocorre em um momento sensível para os bancos de sangue. Após as festas de fim de ano, o período de férias e a chegada do verão, o número de doações tende a diminuir, ao mesmo tempo em que a demanda nas unidades de saúde aumenta. Diante desse cenário, os servidores atenderam ao chamado da campanha de solidariedade e se mobilizaram para contribuir com a manutenção dos estoques.
Doador frequente, o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré, falou sobre a campanha. “Recebemos um chamado da Secretaria de Saúde informando que os estoques do Hemoba estão em nível crítico. Diante disso, a Sema e o Inema se mobilizaram para incentivar a doação de sangue. Este é um período de grande circulação de pessoas no estado, o que torna essa mobilização ainda mais necessária. A doação de sangue salva vidas, e a participação da população é fundamental. Juntos, podemos ajudar”, frisou.
Organizados em dois turnos, mais de 50 servidores participaram da ação. Entre eles o técnico do Inema, Túlio Rêgo. Para ele, a participação na mobilização reforça o compromisso social dos servidores públicos com a vida e o bem-estar da população. “Como servidor do Inema e também como doador, estar aqui é uma forma de contribuir diretamente com a sociedade. Doar é um gesto de solidariedade e responsabilidade social”, destacou.
Segundo a coordenadora de captação de doadores do Hemoba, Margarete Mascarenhas, este período do ano é marcado por uma redução significativa nas doações, o que pode comprometer o atendimento a pacientes que dependem de transfusões, cirurgias e tratamentos contínuos.
“Janeiro é um período mais desafiador, não só para o Hemoba Bahia, mas para os bancos de sangue de todo o Nordeste e do Brasil. É um mês marcado por férias e viagens, o que reduz o número de doações. Ao mesmo tempo, a demanda aumenta devido ao maior fluxo de veículos nas estradas e há maior probabilidade de acidentes, elevando a necessidade de sangue.”
Para realizar a doação de sangue no Hemoba, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos sendo que a primeira doação deve ocorrer antes dos 60 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar em boas condições de saúde, devidamente alimentado, evitando o consumo de alimentos gordurosos, e ter dormido ao menos seis horas na noite anterior à doação. É obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. No caso de doadores com idade entre 16 e 17 anos, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis legais.
A sede da Hemoba está localizada na Avenida Vasco da Gama, s/n, no bairro de Brotas. Além da sede na Avenida Vasco da Gama, Ladeira do HGE, também é possível doar sangue no Shopping Salvador, no Shopping Bela Vista (em frente ao SAC), no Hospital Geral Roberto Santos, no Hospital Santo Antônio e no Hospital do Subúrbio, com todas as coletas sendo realizadas pela Hemoba. Já, no interior do Estado a Fundação Hemoba possui 21 unidades de coleta transfusional.




