
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) realizou, nesta quarta-feira (18), no Centro Municipal de Formação em Educação Profissional Raymundo Vianna, um encontro com secretários das escolas das zonas urbana e rural e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) para analisar a primeira etapa do processo de matrículas da rede municipal de ensino e alinhar as ações para as etapas posteriores.
Ao todo, cerca de 110 secretários escolares participaram do encontro, que acontece em dois turnos: no período matutino, com representantes dos Cmeis e da zona rural, e no vespertino, com os secretários da zona urbana.
Durante a reunião, a coordenadora do Núcleo de Legalização Escolar, Carmen Freitas, destacou os principais objetivos do encontro, com ênfase na implantação do Diário Digital e no acompanhamento do processo de matrículas. “Hoje vamos discutir a implantação do Diário Digital, que representa um avanço importante na rede municipal de educação. Com o fim do diário físico, passamos a contar com o monitoramento da frequência, pareceres e notas de forma digital. Neste momento, estamos realizando os ajustes finais, como a emissão de relatórios e a correção de possíveis inconsistências, para concluir o ano letivo com toda a documentação impressa e assinada”, explicou.
O Diário Digital, que começou a ser testado nas escolas municipais em agosto de 2025 e teve sua implantação total no final do ano, tem como objetivo facilitar a rotina dos professores, modernizar os registros escolares e centralizar o monitoramento dos dados educacionais, otimizando a coleta e a análise das informações.
Carmen Freitas também abordou o andamento das matrículas na rede municipal, que estão em curso desde o dia 25 de novembro. Segundo ela, até o momento, 30.372 alunos já tiveram suas matrículas renovadas nas próprias unidades de ensino. A etapa destinada a estudantes com deficiência (PCD) ocorre, de forma online, no dia 6 de janeiro; no dia 13, será a vez dos alunos que solicitaram transferência entre escolas; e, a partir do dia 21 de janeiro, também de maneira online, terá início a matrícula para estudantes de fora da rede municipal.
Para a secretária escolar do Caic, Cláudia Matos, o encontro representa um momento fundamental de formação e esclarecimento sobre a nova plataforma. “Esse momento de formação é muito importante, porque nos auxilia tanto no processo de matrícula e nas próximas etapas, quanto na utilização do Diário Digital, que é uma novidade na rede e ainda apresenta alguns desafios no fechamento. Aqui, conseguimos tirar dúvidas e alinhar os procedimentos”, afirmou.
- Cláudia Matos – Secretária do Caic
- Bárbara Araújo – Secretária das Escolas Nucleares
Já Bárbara Araújo, secretária das escolas nucleares, ressaltou a importância do alinhamento, especialmente em relação à matrícula online de crianças com deficiência. “Esse alinhamento vai tornar o atendimento às pessoas com deficiência mais organizado e eficiente, além de flexibilizar o nosso trabalho. O atendimento à criança com deficiência exige atenção especial, como o cuidado com o CID, as necessidades específicas, o cuidador e a mobilidade. Por isso, essa orientação para as próximas etapas será fundamental”, destacou.
O encontro segue até o fim do dia e, além do momento de formação, também se configura como um espaço de troca de experiências e vivências entre os secretários escolares, a partir das situações enfrentadas na primeira etapa do processo de matrículas.












