Juazeiro Sem Fome ultrapassa 10 toneladas de alimentos arrecadados e amplia rede de doações

O programa Juazeiro Sem Fome, desenvolvido pela Prefeitura de Juazeiro, completa seu primeiro ano com resultados expressivos no enfrentamento à fome por meio da arrecadação e distribuição de alimentos. Ao longo desse período, o programa arrecadou mais de 10 toneladas de alimentos, destinadas a instituições, comunidades e públicos em situação de vulnerabilidade social em diversas regiões do município da zona urbana e rural.

A arrecadação foi viabilizada a partir da articulação com eventos culturais, esportivos e institucionais, além de ações solidárias realizadas em parceria com a sociedade civil, órgãos públicos e movimentos sociais. Esses momentos de mobilização fortaleceram a cultura da solidariedade e ampliaram o alcance das ações do Juazeiro Sem Fome.

Os alimentos arrecadados foram distribuídos para diferentes públicos e equipamentos sociais, contemplando instituições religiosas, comunidades tradicionais, movimentos sociais e serviços da rede socioassistencial e de saúde. As doações também chegaram a iniciativas e instituições como o Sopão da Esperança, a comunidade LGBTQIA+, o CIAM, a Pastoral da Mulher, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Maternidade Municipal e a Defesa Civil, além de outras instituições.

No âmbito da saúde e da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, o Juazeiro Sem Fome destinou alimentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Goiabeira, Junco, Jardim Flórida, Salitre, Capim de Raiz e Lagoa do Salitre, fortalecendo ações integradas de cuidado e proteção social.

A diretora da Fundação Lar Feliz, Ressu Barbosa, que há 27 anos atua no cuidado e acolhimento de crianças em situação de vulnerabilidade, destacou a importância da parceria com o Juazeiro Sem Fome e o impacto imediato das doações.

“Atendemos hoje 441 mães e 554 crianças, de zero a 13 anos, e essas 100 cestas básicas vão ajudar diretamente as famílias mais vulneráveis. Temos crianças que chegam a perder peso em um simples final de semana por falta de alimentação, então essa doação garante que elas tenham o que comer, principalmente nesse período, amenizando muitas dificuldades”, afirmou.

Além da resposta emergencial, o programa mantém seu compromisso com ações estruturantes de Segurança Alimentar e Nutricional, atuando de forma intersetorial e articulada com o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) e outras políticas públicas.

Com mais de 10 toneladas de alimentos arrecadados e distribuídos no primeiro ano, o Juazeiro Sem Fome reafirma o compromisso da Prefeitura de Juazeiro com a justiça social, a dignidade humana e a garantia do direito à alimentação adequada, fortalecendo uma rede solidária que transforma vidas e territórios.

Fonte: Prefeitura de Juazeiro

#JUAZEIRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima