Startup criada na Uefs é selecionada para missão global em Singapura

Por:Danilo Cordeiro

A inovação desenvolvida nos laboratórios da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) está cruzando fronteiras. A Puba, startup de biotecnologia e nanotecnologia fundada pelas pesquisadoras Taris Maria e Acsa Magalhães, foi uma das oito empresas selecionadas em todo o país para a 4ª Missão de Startups Brasileiras em Singapura, que ocorre entre os dias 23 e 31 de outubro.

A iniciativa, promovida pela Embaixada do Brasil em Singapura, pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e pelo Sebrae, levará a empresa feirense para a Singapore Week of Innovation and Technology (SWITCH 2025), um dos ecossistemas de inovação mais avançados do mundo.

Nascida na Uefs, a Puba desenvolve soluções em nanotecnologia, produzindo bioextratos a partir de plantas e microorganismos de forma sustentável. A tecnologia representa uma solução inovadora para a indústria de cosméticos e para o agronegócio.

As fundadoras comemoram a oportunidade de levar a tecnologia baiana ao cenário internacional. “Participar dessa missão representa um reconhecimento internacional e a possibilidade de mostrar para o mundo que o Brasil desenvolve tecnologia de última geração. É posicionar a Bahia como polo de inovação e desenvolvimento de novos materiais. E a Pesquisa como propulsor de soluções sustentáveis para dois grandes mercados: cosméticos e agro”, afirmam Taris Maria e Acsa Magalhães.

A seleção da Puba valida o papel da Universidade como um celeiro de deeptechs (startups de base tecnológica e científica). A Agência Inova Uefs, responsável por apoiar a transferência de tecnologia da universidade para o mercado, vê a conquista como um marco estratégico.

“O sucesso da Puba é um reflexo direto do potencial inovador gerado dentro da Universidade. Na Agência Inova Uefs, nosso papel é exatamente este: identificar tecnologias com alto potencial de mercado, como a desenvolvida pelas pesquisadoras Taris e Acsa, e apoiar sua jornada do laboratório para o mundo. A seleção para esta missão em Singapura valida o ecossistema de inovação’ da instituição e demonstra nossa capacidade de formar startups competitivas em escala global”, destaca o coordenador de transferência tecnológica da Agência Inova Uefs, Ângelo Loula.

O Sebrae, um dos principais apoiadores da missão, destaca a importância da startup para o cenário regional. “O apoio a startups inovadoras como a Puba faz parte da nossa estratégia de fortalecimento do ecossistema de inovação regional. Estamos demonstrando que o interior da Bahia tem capacidade de gerar soluções tecnológicas competitivas em nível global”, ressalta Isailton Reis, gerente regional do Sebrae.

Além da missão, a trajetória de sucesso da Puba inclui estar entre as 250 finalistas da Slingshot 2025, uma das maiores competições globais de startups deeptech. A participação da startup na missão em Singapura inclui uma agenda estratégica com mentorias em propriedade intelectual, visitas a hubs de inovação e laboratórios, além de um pitching para investidores internacionais no Brazil Demo Day.

Puba é finalista do Prêmio Inova Clima Brasil 2025

A Puba também foi selecionada como uma das 13 finalistas do prêmio Inova Clima Brasil 2025. A iniciativa busca impulsionar soluções inovadoras para o combate às mudanças climáticas, com o objetivo de apresentar os melhores projetos durante a COP30, que ocorre em Belém (PA) em novembro. A decisão final do prêmio será realizada no dia 5 de novembro, em São Paulo.

O programa InovaClima Brasil é uma iniciativa focada em acelerar startups e projetos de pesquisa dedicados à agenda climática. A iniciativa é capitaneada pelo Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec) e conta com o apoio de diversas instituições de ensino, pesquisa e inovação.

#FEIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima