Suas na Comunidade leva serviços e cidadania aos moradores dos residenciais Vila Bonita e Vila Sul

A manhã deste sábado (20) foi movimentada para a população dos residenciais Vila Bonita e Vila Sul, no bairro Ayrton Senna. A comunidade recebeu a 17ª edição do Suas na Comunidade em 2025, iniciativa da Prefeitura Municipal que leva aos moradores serviços como atualização do Cadastro Único, orientações sobre o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), emissão da Carteira da Pessoa Idosa, Passe Livre, entre outros.

A estrutura foi montada no campo de futebol da Rua 15, para facilitar o acesso de todos, e contou com área de lazer com brinquedos, pipoca e algodão doce para as crianças. Houve também uma apresentação de maculelê dos alunos do instrutor Rasta.

Organizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em parceria com outras secretarias do Governo Municipal e entidades como a Defensoria Pública do Estado (DPE), a Defensoria Pública da União (DPU) e o INSS, o Suas na Comunidade tem como objetivo ampliar o acesso aos serviços da assistência social para as populações de localidades mais afastadas do Centro da cidade ou com maior vulnerabilidade social.

Prefeito em exercício, Dr. Aloisio Alan destacou as ações da Prefeitura que buscam oferecer melhor qualidade de vida e dignidade para a população, especialmente os mais necessitados. “Nesta manhã bonita, estamos trazendo o Suas para as pessoas. É uma oportunidade interessante para as pessoas terem acesso aos nossos serviços, diminuindo a distância e os custos que eles têm para se deslocar. O Suas na Comunidade é a alma do nosso governo, e a gente fica muito feliz de estar aqui”.

Aloisio Alan

Secretário de Desenvolvimento Social, Michael Farias ressaltou a ampliação das políticas públicas de assistência social para os condomínios residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida. “Temos parceiros importantes, como o INSS, outras secretarias municipais, facilitando o acesso da população a informações também para conseguir o BPC, a aposentadoria, o Bolsa Família, para as pessoas que têm bloqueio inclusive nos seus benefícios. A ideia é facilitar, encurtar distâncias, permitir que a população de Vitória da Conquista tenha uma atenção especial da política de assistência social”.

Michael

Uma das moradoras atendidas foi Gilza Silva, que ficou muito feliz em poder encontrar os serviços do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) perto de casa. “É ótimo, porque nós precisamos desses atendimentos, e às vezes a gente se desloca daqui pro Cras, aí lá você tem que agendar pra depois voltar, mas vindo aqui ficou muito melhor. Agora mesmo eu quero saber do meu Cadastro Único, pra atualizar, quero pedir uma segunda via do registro pra poder tirar a identidade, e por isso que eu vim pra cá hoje”.

Já Stefany Teixeira também economizou tempo e recursos com os atendimentos indo até a comunidade. Gestante, ela acordou cedo para resolver diversas demandas. “Eu iria gastar muito na semana que vem para resolver o que já estou resolvendo aqui. É mais prático. Esse bairro está crescendo e precisa dessa atenção. Como eu estou grávida, eu não quero andar muito. Tem pessoas idosas também que não aguentam andar tanto. Tudo o que eu ia resolver em três dias eu consegui aqui em menos de duas horas, então agradeço muito por essa ação”.

Principais serviços ofertados:

  • Atendimentos do Paif e Paefi;
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e Primeira Infância no Suas (PIS);
  • Inscrição e atualização do Cadastro Único;
  • Orientações sobre Bolsa Família, BPC, Passe Livre e Carteira da Pessoa Idosa;
  • Emissão da ID Jovem e orientações do programa Acessuas Trabalho;
  • Informações sobre os programas Família Acolhedora, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e Minha Casa, Minha Vida;
  • Atendimentos da Ouvidoria Municipal;
  • Serviços da Defensoria Pública do Estado (acordos, retificação de documentos, etc.);
  • Orientações do INSS sobre BPC e acesso à plataforma Meu INSS;
  • Roda de conversa com adolescentes sobre o combate ao bullying;

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima