Sustentabilidade inspira protagonismo juvenil no Encontro Estudantil da Rede Estadual

Com o tema “Educação, Arte e Inovação para um Mundo Sustentável”, o Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação 2025 transformou a Arena Fonte Nova em um grande laboratório de ideias e práticas ecológicas. Entre 9 e 11 de dezembro, cerca de 10 mil pessoas dos 27 Núcleos Territoriais de Educação participam de uma programação que integra arte, ciência e tecnologia, reafirmando o compromisso da Bahia com a formação de jovens conscientes e criadores de soluções para um futuro mais verde.

Toda a concepção do evento reflete o propósito do tema, com espaços ambientados por materiais reciclados e ações voltadas à redução de resíduos. “A sustentabilidade foi central na nossa jornada pedagógica e no Encontro Estudantil não poderia ser diferente. Incorporamos essa visão não apenas na estética, mas nas práticas do evento, com iniciativas de reaproveitamento e redução de emissões, em sintonia com o trabalho desenvolvido ao longo do ano nas escolas da rede estadual”, ressalta a superintendente de Políticas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), Helaine Souza.

Nos sete espaços temáticos — Maker, Educar, Ciência, Arte, Jovem, Tecnologia e Juventudes — os estudantes compartilham projetos que unem inovação e responsabilidade ambiental. O objetivo é fortalecer o protagonismo juvenil por meio da troca de experiências, apresentações culturais e práticas pedagógicas inspiradas na preservação dos recursos naturais.

São muitos os exemplos de engajamento dos jovens com a temática ambiental, como demonstram os projetos científicos apresentados no Encontro. Entre eles está o  “Placa de Ovos de Paneiro de Coco”, desenvolvido no Colégio Estadual de Tempo Integral de Teofilândia pelas estudantes Jéssica Souza, 18 anos, e Tainá Miranda. A proposta aproveita o paneiro de coco, resíduo comum nas comunidades rurais, para criar embalagens ecológicas de ovos. “Queremos fortalecer a agricultura familiar e reduzir o descarte inadequado desse material, transformando um resíduo em fonte de renda e preservação ambiental”, destacam as jovens.

As estudantes Jamima Correia e Ana Caroline Silva, do Colégio Estadual Rômulo Galvão, de Elísio Medrado, apresentaram chips de banana sem conservantes, mostrando que inovação e sustentabilidade podem andar juntas. “O tema  (do Encontro Estudantil) deste ano é inspirador, porque mostra como pequenas ações podem gerar grandes mudanças. A própria decoração da Arena, feita com materiais recicláveis, reforça essa mensagem”, afirmam. O Encontro Estudantil segue fortalecendo o compromisso da rede estadual com uma educação transformadora e ambientalmente responsável.

O Encontro Estudantil é realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia e tem o patrocínio do Bahia Turismo.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima