Importância do diagnóstico precoce do câncer de mama: Outubro Rosa em destaque

 

Mais do que a comemoração do sucesso de uma campanha de prevenção do câncer de mama, a sessão solene alusiva ao Outubro Rosa foi um momento de testemunho e chamamento da população – e não somente das mulheres – para a importância do diagnóstico precoce da doença. O recado foi claro: o câncer não é uma sentença de morte, mas a cura requer tratamento adequado, acolhimento e respeito. A sessão aconteceu na noite desta segunda-feira (13), por iniciativa do vereador Pastor Valdemir (PP).

“O tema é importante e necessário, precisamos falar com o coração sobre a prevenção e o diagnóstico precoce”, disse o vereador, lembrando que, em cinco anos de mandato, foi a quarta vez que propôs a realização do evento. O que o motivou foi observar a necessidade de contribuir para que as mulheres tenham, cada vez mais, a oportunidade de se cuidarem. “E ainda precisamos fazer muito mais”, ressaltou ao falar sobre o trabalho realizado pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana.

Para Alexsandra Almeida Palmeira, captadora da Associação de Pessoas com Câncer (AAPC), a própria história prova a importância do autocuidado para diagnosticar precocemente a doença. Integrante de uma família de dez irmãs, das quais cinco tiveram câncer, ela contou que “é muito importante se sentir amada para vencer a doença e começar o tratamento o mais rápido possível”. Emocionada, Alexsandra disse que “o câncer não é sentença de morte”, mas admitiu que isso fez parte do processo para viver a cura.

Lembrando que o movimento que deu origem ao Outubro Rosa começou em 2002, a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, destacou que a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce não diz respeito apenas ao câncer de mama, mas também ao de colo do útero. Ela falou sobre a importância da rede de apoio e ressaltou a portaria do Ministério da Saúde que reduziu para 40 anos a idade mínima para a realização da mamografia. “Procurem as unidades de saúde, não só nas campanhas”, alertou.

Na mesma linha, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, ressaltou a importância da iniciativa e defendeu que só por meio da Saúde e da Educação se transformam vidas. Ele destacou o trabalho realizado pelo Hospital Dom Pedro de Alcântara, “para além do tratamento e da cura”. Em tom de alerta, Rodrigo Matos lembrou que o câncer pode ser evitado com vacinas (como a do HPV), controle da obesidade, manutenção de hábitos saudáveis de alimentação e atividade física. “O tratamento une as partes técnica e humana”, frisou.

Após a exibição de um vídeo sobre ações da campanha Outubro Rosa, foram homenageadas Alexsandra Almeida Palmeira, Gilberte Lucas, Viviane Bastos, pastoras Joselita Moreira, Eliene Santos, Sandra Vieira, Luciana Santos, Joseane da Silva e Annie Priscila Machado. Também mereceu homenagem Rodrigo Matos, que representou o prefeito José Ronaldo na solenidade.

Fonte: Câmara de Feira de Santana

#FEIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima