
As matrículas para as oficinas criativas gratuitas de Programação com Scratch e de Robótica com LEGO, promovidas pelo Laboratório Maker da Cidade do Saber (CDS), gerido por meio da Secretaria de Cultura de Camaçari (Secult), acontecem nesta segunda-feira (22) de forma tranquila e organizada. Os cursos são ofertados de maneira inédita pelo equipamento.
É o que destacou, por exemplo, Sueli Neves, autônoma de 58 anos, que realizou a inscrição do neto Guilherme Lima, 8 anos, para a oficina de Robótica com LEGO. “O atendimento foi maravilhoso, bastante organizado. Meu neto é apaixonado por essa área de tecnologia, é bastante curioso e interessado. Acho excelente que este curso seja ofertado aqui na Cidade do Saber, é uma benção essa oportunidade”, elogiou a moradora do Parque das Mangabas.
Quem também avaliou de forma positiva foi Leilane Beserra, 41 anos, que compareceu para matricular o filho, Miguel Vieira, de 8 anos. “Ele é uma criança com transtorno do espectro autista (TEA), então achei bom ter esta oficina e estou animada para iniciar, pois acredito que é uma forma dele melhorar o desenvolvimento. E aqui, o atendimento foi tranquilo”, disse a dona de casa, residente do bairro Jardim Limoeiro.
Já Larissa Amorim, 24 anos, moradora da Gleba H, inscreveu o irmão, David Amorim, 10 anos, para a oficina de Programação com Scratch. “Ele já está matriculado para o karatê, mas quando soube que teriam essas oficinas de tecnologia, ficou muito interessado, pois ele gosta bastante dessa área. Fico feliz por ter conseguido fazer a inscrição do meu irmão, especialmente pelo processo de atendimento aqui hoje, que foi organizado”, classificou.
As oficinas criativas de Programação com Scratch e de Robótica com LEGO são voltadas para crianças entre 8 e 12 anos. Ao todo, foram ofertadas 60 vagas, das quais 20% foram reservadas para pessoas com deficiência (PCD).
O Scratch é uma linguagem de programação em blocos que permite às crianças criar histórias, jogos e animações no computador. De forma lúdica, a oficina ensinará noções de lógica de programação, possibilitando a criação de projetos por meio da imaginação.
A oficina de Robótica com LEGO conduzirá os participantes de construção e programação de robôs com kits LEGO, além de objetos como carrinhos, guindastes e cataventos. Ao longo dos encontros, os alunos transformarão ideias em projetos, desenvolvendo habilidades práticas, raciocínio lógico e senso de colaboração, trabalhando mecânica e eletrônica.
A coordenadora do Laboratório Maker da CDS, Ana Nery Santos, ressaltou os objetivos das oficinas. “Promovem o desenvolvimento de habilidades, pensamento computacional e o trabalho em equipe. A proposta é complementar o ensino convencional através da cultura maker, fazendo o aluno protagonista, onde ele vai aprender a criar e inovar”, afirmou.
Ambas as modalidades terão três encontros por turma em cada turno. As turmas matutinas ocorrerão das 9h às 11h, e as vespertinas, das 14h às 16h. Para a Oficina de Programação Criativa com Scratch, os encontros acontecerão às segundas-feiras, nos dias 6, 13 e 20 de outubro. Para a Oficina de Robótica Criativa com LEGO, os encontros serão às quartas-feiras, nos dias 8, 15 e 22 de outubro.
As matrículas para as 3.030 vagas oferecidas pela Cidade do Saber em 2025 foram iniciadas em 25 de agosto, começando pelas atividades artísticas e culturais, nas modalidades de dança de salão, balé, teatro, capoeira, desenho e pintura, teclado, violão, canto coral, bateria, violino, viola, violoncelo, saxofone, clarinete, flauta doce, flauta transversal, trompete, trombone e trompa sinfônica.
No esporte, a comunidade foi contemplada com turmas de hidroginástica, natação, boxe, jiu-jitsu, karatê, basquete e vôlei, por meio da Coordenação de Esportes da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv).
Fonte: Prefeitura de Camaçari