
Foto: Otávio Santos/ Secom PMS
Texto: Ana Virgínia Vilalva e Eduardo Santos/ Secom PMS
A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) iniciou, na manhã desta quarta-feira (17), mais uma edição do curso gratuito de pilotagem segura, com turmas de até 30 participantes. As aulas acontecem até esta quinta (18), das 8h30 às 11h30, no novo estacionamento do estádio Manoel Barradas (Barradão), no bairro de Canabrava.
Esta é a sétima etapa do treinamento realizada em 2025 e, desta vez, a atividade foi exclusiva para motociclistas mulheres. Na quinta, será a vez dos homens e, no fim da capacitação, cada participante receberá um capacete.
Instrutor do treinamento e agente do Grupamento Rápido de Trânsito, Rivaldo Barreto explica que a capacitação tem por objetivo garantir que todos tenham um bom domínio de pilotagem no trânsito, dominando frenagem, controle da motocicleta em baixa, média e alta velocidade.
“Para esta edição, optamos por deixar um dia exclusivamente para mulheres, pois a quantidade delas se deslocando e trabalhando com motocicletas tem aumentado em nossa cidade. E a procura por este tipo de capacitação tem crescido também”, destacou.
A motociclista Palmira Araújo, 36, trabalha com moto há 4 anos e acha importante aprender cada vez mais sobre o veículo de trabalho, para se tornar mais uma multiplicadora das boas práticas no trânsito. “Um curso como este ajuda a eliminar os vícios e as manias, qualifica sobre as dinâmicas aplicadas no trânsito e torna o dia a dia mais seguro na cidade”.
Com 43 anos de idade, Sabrina Sulamita trabalha com mototáxi e entende o curso como mais uma forma de ampliar seu conhecimento sobre o trânsito. “Sou boa piloto, mas estou sempre me atualizando com cursos que nos ajudam a melhorar na prática e no convívio nas vias. Sinto que saio de uma ação como essa ainda mais preparada”, avaliou.
O curso de pilotagem segura é ministrado por agentes de trânsito da capital baiana. Na oportunidade, os condutores podem aprender, na prática, como utilizar a motocicleta de forma responsável e conforme as normas de trânsito.
Os motociclistas que garantiram a inscrição devem comparecer ao treinamento com moto própria, usando calçado fechado, portando Carteira Nacional de Habilitação e a documentação do veículo.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/curso-de-pilotagem-segura-para-motociclistas/ .
Fonte: Prefeitura de Salvador




