
A grande festa em comemoração aos 267 anos de emancipação política de Camaçari acontece no próximo domingo (28) com o tradicional desfile cívico na avenida que homenageia a data, 28 de Setembro (antiga Radial A). Por conta disso, o tráfego de veículos, estacionamento na região e os itinerários do transporte público passarão por mudanças.
Dessa forma, a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT) informa que serão necessárias alterações na circulação, parada e estacionamento de veículos no entorno do circuito, das 5h às 15h. Fica, então, restringido o tráfego de veículos na Avenida 28 de Setembro, no trecho compreendido entre a empresa Transrecom e a loja Top Magazine, e o estacionamento entre a Clínica Santa Helena e a Praça Abrantes, além da Rua Duque de Caxias, da interseção da Rua Costa Pinto até o cruzamento com a Rua Adelina de Sá.
As modificações também acontecem na Avenida Concêntrica, que terá restrição do tráfego de veículos e proibição de estacionamento em ambos os lados da via, no trecho compreendido entre a Clínica Meddi e a Monteiro Acessórios. Além disso, a Rua José Nunes de Matos, entre as interseções com a Avenida 28 de Setembro e a Rua Adelina de Sá, também terá alterações.
Fica vetado ainda o estacionamento em ambos os lados das seguintes ruas: Rua Azulão; Rua Sabiá; Rua das Travessas; Rua Dois do Triângulo; Rua Ramo Um do Canal; Rua 10 de Abril; Rua da Ciclovia; Travessa da Ciclovia; Travessa Getúlio Vargas; Avenida Camaçari (entre a interseção com a Avenida 28 de Setembro e a Avenida Doutor Manoel Mercês); Rua Bem-te-vi; Rua Cardeal; Rua Canário (em toda sua extensão); Rua Maria Emília (trecho entre o Hospital Santa Helena e a Igreja Adventista); Rua Camaçari de Dentro; Rua Duque de Caxias (em toda sua extensão); e Rua da Bandeira (trecho compreendido entre a antiga Esplanada e o Material de Construção Populage).
A Rua José Nunes de Matos terá o sentido de circulação alterado, passando a ser de duplo sentido, no trecho compreendido entre o cruzamento com a Rua Adelina de Sá e a Avenida 28 de Setembro. Na mesma via, fica proibido o estacionamento em ambos os lados no trecho da interseção com a Avenida 28 de Setembro até o cruzamento com a Rua Adelina de Sá, ficando permitido apenas o estacionamento de veículos oficiais devidamente identificados e/ou autorizados. Haverá ainda a proibição de estacionamento na Avenida dos Tupinambás (antiga Radial C), no trecho compreendido entre a Praça Abrantes e o Horto Florestal.
Durante a realização do desfile, os veículos em geral com destino diverso ao evento podem optar pelas seguintes opções de tráfego: ônibus, caminhões e carretas oriundos da BA-093, sentido Avenida 28 de Setembro, deverão se deslocar pela Rua Humberto de Campos, em direção a Lama Preta ou Cristo Redentor. Já os automóveis, motocicletas, motonetas e ciclomotores oriundos da BA-093, sentido Avenida 28 de Setembro, deverão se deslocar também pela Rua Humberto de Campos.
O transporte público coletivo que contempla a região sofrerá as seguintes alterações: as linhas de transporte coletivo de passageiros que seguem sentido sede e orla, oriundas do Terminal de Integração Sede/Orla (TISO), deverão seguir pela Avenida Eixo Urbano Central, adentrar a Rua Duque de Caxias e prosseguir pela Rua da Bandeira, retomando o itinerário normal. Haverá um ponto de embarque e desembarque de passageiros na Praça Desembargador Montenegro.
Já as linhas intermunicipais metropolitanas Camaçari x Dias d’Ávila, Camaçari x Simões Filho, Camaçari x Salvador e demais linhas intermunicipais via BA-093 (COPEC), operadas pelas empresas Avanço Transportes, Expresso Luxo Vitória, Viação Cidade Sol, Viação Cidade de Alagoinhas e Viação Luar Transportes, deverão acessar a Rua Humberto de Campos, posteriormente a Rua Machado de Assis, Rua Otávio Mangabeira, Rua Santa Bárbara, Avenida Rio Camaçari e Avenida Luiz Gonzaga (Praça dos 46). No retorno, acessarão a Rua Duque de Caxias, Rua da Bandeira, Avenida Rio Camaçari, Rua Moreira César, Rua Machado de Assis, Rua Humberto de Campos, Via COPEC (BA-512) e BA-093.
Por fim, as linhas de transporte coletivo de passageiros oriundas do Terminal de Integração Rodoviário (TIR) deverão acessar a Rua Delegado Clayton Leão, Avenida Eixo Urbano Central, Rua Duque de Caxias e prosseguir pela Rua da Bandeira, seguindo o itinerário normal. Os bairros da Lama Preta, Gravatá e São Vicente/UNEB terão os roteiros modificados, conforme abaixo:
Os táxis e mototáxis não terão pontos definitivos, podendo estacionar em locais de estacionamento regular, conforme orientação dos prepostos da STT. O tráfego de veículos e o itinerário dos ônibus voltarão à normalidade ao final do evento.
Fica terminantemente proibida a utilização de qualquer veículo — como carro de som, minitrio, trio elétrico ou “paredão” — com equipamento de som em volume e frequência não autorizados nas imediações da Avenida 28 de Setembro, Rua da Ciclovia, Rua Santa Rosa, Praça Primeiro de Maio, Praça Abrantes, Rua da Bandeira, Avenida Doutor Manoel Mercês, Avenida dos Tupinambás, Praça Desembargador Montenegro, Praça do Alto da Cruz, Avenida Eixo Urbano Central, Rua Adelina de Sá, Rua José Nunes de Matos, Rua Costa Pinto, Avenida Getúlio Vargas, Rua Moreira César, Rua Duque de Caxias, Rua Santa Bernadete, Rua do Mercado, Rua do Telégrafo, Rua Francisco Drumond, Rua Parque Central, Avenida Luís Eduardo Magalhães (antiga Av. Comercial), Travessa Getúlio Vargas, vias marginais do Rio Camaçari e adjacências.
A STT reforça que poderá adotar medidas emergenciais para garantir a melhor circulação dos veículos nas imediações do evento e a qualidade da prestação do serviço de transporte público coletivo. A portaria pode ser conferida na íntegra no Diário Oficial do Município (DOM) nº 2716, publicado na última quarta-feira (24), também disponível no link.
Fonte: Prefeitura de Camaçari