Turismo da Bahia é destaque em eventos na França

A culinária baiana foi destaque no Festival Food Temple Brésil, que aconteceu no Carreau Du Temple, em Paris, na semana passada, no encerramento da primeira etapa do intercâmbio de gastronomias afrodescendentes Cozinhas de l’Extraordinaire. Organizado pela associação francesa Les Grandes Tables – ICI Culture e pela empresa Braço Social, com incentivo da Lei Rouanet, o projeto integra a Temporada França-Brasil 2025. A programação acontece nos dois países, sendo a Bahia um dos destinos contemplados, onde a agenda tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur-BA) e de outros órgãos.

Na festa gastronômica francesa, a Bahia foi representada pelos chefs Alicio Charoth, que apresentou o bobó de camarão; Angelucci Preta, com a mariscada; e Kaywa Hilton, que preparou um sorvete de leite de cabra com mel de abelha sem ferrão.

“A experiência foi incrível, porque a gastronomia é um meio para se conhecer a cultura de um lugar. Os franceses fizeram uma grande fila para provar a mariscada que eu preparei e nos deu uma recepção muito calorosa. Me senti em casa e muito honrada em ter participado do intercâmbio”, relatou a chef Preta.

“Foi uma oportunidade de difundir a cozinha baiana em toda a sua diversidade, enfatizando tanto o legado africano e os produtos tradicionais, quanto criações contemporâneas que revelam sua inventividade. Mostramos tradição e inovação, reforçando a Bahia como destino gastronômico de qualidade”, explicou a consultora Monique Badaró, da Braço Social.

O intercâmbio teve início em agosto, na cidade francesa de Marselha, com a participação das chefs baianas Solange Borges e Ana Célia. A segunda etapa será realizada de 1º a 10 de novembro, quando os chefs franceses Hugues Mbenda, Georgiana Viou, Glory Kabé e Naomi Martino desembarcam em Salvador para uma agenda de vivências gastronômicas.

A Bahia também se destacou na IFTM Top Resa, a principal feira de turismo da França e uma das mais importantes da Europa, realizada no Expo Porte de Versailles, em Paris. O evento terminou, nesta quinta-feira (25), em três dias de programação. No estande da Setur-BA, foram divulgadas as potencialidades das 13 zonas turísticas baianas, que ficaram mais próximas dos europeus depois do voo de Paris para Salvador, da Air France, que está completando um ano de operação. Atualmente, a companhia oferece três frequências semanais da rota, que serão ampliadas para cinco, no verão 2025-2026.

“O voo representa um marco no turismo baiano, com boas taxas de ocupação, que motivaram a Air France a aumentar o número de frequências, usadas por viajantes franceses e de outras partes do mundo. A presença da Bahia em Paris fortaleceu essa relação, que começou no Festival Lavagem de Madeleine e terminou em grande estilo na feira IFTM”, explicou o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima