
Texto: Priscila Machado / Secom PMS
Fotos: Otávio Santos / Secom PMS
Mesmo com o fim do Carnaval, a cidade continua repleta de turistas, que aproveitam as altas temperaturas para curtir as praias de Salvador. As águas calmas, mornas e transparentes são um convite ao banho de mar e a momentos de descontração com amigos e familiares.
O casal porto-alegrense Carlos Alberto Centeno, de 32 anos, e Paula Fagundes, de 24, chegou a Salvador no domingo para curtir o Carnaval e pretende ficar até o dia 27, aproveitando as praias e os demais atrativos da capital. “Achei o Carnaval uma experiência única, bem diferente do que estamos acostumados a ver. Até brinquei que o Carnaval daqui é ‘puro suco do Brasil’, pois as pessoas são muito alegres, brincando e pulando, algo que realmente aproxima. Agora estamos curtindo e passeando um pouco. Acabei de chegar aqui ao Farol da Barra, mas já dá para ver que é uma praia linda, paradisíaca, com as pedras e também a paisagem do forte”, comentou Carlos Alberto.
Paula não pôde deixar de observar a cor da água: “É bem transparente e quentinha. No Rio Grande do Sul, as águas não são o nosso ponto forte, e aqui já conhecíamos a fama das praias lindas. Tomar banho em uma água mais quentinha faz toda a diferença”.
Ariele Beidin, de 30 anos, chegou de São Paulo no domingo, curtiu o Carnaval e também visitou equipamentos culturais e alguns pontos turísticos, mas confessou que as praias foram o que mais marcou a experiência dela. “Eu amei, são lindas e eu sou praieira. As águas são transparentes.”
A enfermeira paulista Débora Borges, de 27 anos, uniu o passeio de praia ao conhecimento da história de fundação e fortificação da cidade ao visitar também o Forte de Santo Antônio e o Farol da Barra, o mais antigo das Américas ainda em operação. Ela esteve no local acompanhada do esposo e de Bento, de seis meses. “Achei muito especial viver essa experiência de conhecer um forte histórico e, ao mesmo tempo, apreciar essa vista belíssima do início da Baía de Todos-os-Santos. Nunca tinha conhecido um forte histórico de uma das primeiras cidades do Brasil. Minha mãe é professora de História, então sempre tive uma relação muito próxima com isso. Gostei muito.”
“Não dá para comparar as praias daqui com as que temos em São Paulo. Aqui é muito mais bonito: a cor da água, da areia, a fauna marinha — a partir dos relatos de animais encontrados, como tartarugas e peixinhos. As águas são sempre muito quentes e agradáveis. Até a cultura aqui é diferente”, complementou o engenheiro de dados Ieso Banove, de 28 anos, esposo de Débora.
O paulista Rafael Ribeiro, de 39 anos, aproveitou o período de folga para curtir a capital baiana. Nesta quinta-feira (19), o professor de técnica vocal e fotografia fez a experiência de caminhar da Pituba até a Barra. “Gostei muito da qualidade e do acesso às praias. A água é muito boa e o pessoal é muito receptivo, por isso tem sido uma experiência excelente estar aqui. Para mim, o calor humano faz toda a diferença; as pessoas são muito receptivas e amorosas.”
Impacto positivo – A longa permanência dos turistas gera impacto direto no bolso da população e impulsiona a economia local, especialmente nos setores de serviços, como mobilidade, hotelaria, bares e restaurantes.
Uma pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) sobre o Carnaval 2026 revelou que quase metade dos turistas que vieram à cidade permaneceu em Salvador por pelo menos uma semana. De acordo com o levantamento, 83,1% vieram à capital em razão da festa popular, e 45% dos 707 entrevistados informaram ficar sete dias ou mais.
Acesse a galeria de fotos: https://comunicacao.salvador.ba.gov.br/turistas-aproveitam-as-praias-de-salvador-2/ .
Fonte: Prefeitura de Salvador




