Ao longo da última semana, as unidades da assistência social entraram no clima de festa e celebração com a realização de atividades em alusão ao Carnaval. As ações foram promovidas pela Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), com o intuito de promover a interação e a socialização entre os usuários dos serviços, fortalecendo vínculos comunitários e proporcionando momentos de lazer e convivência.
Na semana que antecedeu o Carnaval, as comemorações aconteceram nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Pedrinha e Jardim Valéria, reunindo os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Já nesta quinta-feira (19), outras duas ações marcaram a programação. No Centro Pop Adulto, foi realizado um momento voltado à população em situação de rua, unindo lazer, informação e prevenção em saúde. No período da tarde, o Centro de Convivência do Idoso (CCI), em articulação com o Cras Nova Cidade, promoveu uma celebração na Praça CEU J. Murilo, reunindo pessoas idosas atendidas nas unidades.
- Cras Jardim Valéria
- Cras Pedrinhas
De acordo com a diretora de Assistência Social da Semdes, Irlane Gomes, as confraternizações são uma forma de fortalecer os laços entre os usuários e valorizar a convivência comunitária. “Esses momentos de convivência são muito importantes porque aproximam as pessoas e fortalecem os vínculos comunitários. O Carnaval é uma celebração cultural marcada pela alegria e pela união, e trazer esse espírito para dentro das unidades da assistência social contribui para que os usuários se sintam acolhidos e parte do grupo. Mais do que um momento de lazer, essas atividades promovem bem-estar, socialização e o fortalecimento dos vínculos”, afirmou a diretora.
Participando das festividades no Cras Jardim Valéria, Heitor Santos, de 9 anos, destacou que a confraternização é um momento importante para estar junto das pessoas de que gosta. “Muito legal. Foi bom, eu me diverti muito, fiquei brincando, tirei foto e lanchei. A brincadeira que eu mais gostei foi a de furar balão”, relatou Heitor.
No Centro Pop Adulto, o Baile de Carnaval teve como foco proporcionar momentos de convivência comunitária e lazer aos usuários acompanhados pela rede socioassistencial que estão em situação ou vivência de rua. A ação também contou com uma roda de conversa sobre cuidados e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Durante a atividade, foram distribuídos kits contendo preservativos, gel lubrificante, panfletos informativos e frascos de álcool. Antes do baile, os participantes também participaram de uma oficina de produção de máscaras de Carnaval, com o objetivo de valorizar o artesanato e elevar a autoestima dos usuários durante o baile.
- Irlane
- Heitor
- José
A atividade no Centro Pop contou com o apoio do Consultório na Rua (CnaR), responsável por conduzir as orientações sobre saúde sexual e mediar o diálogo com os usuários. O médico do Consultório na Rua, José Guimarães, destacou a importância da iniciativa. “Esse momento é fundamental para estimular a procura pela prevenção em todos os seus níveis, tanto para evitar a contaminação quanto para minimizar as complicações das doenças. Hoje, falamos sobre as infecções de forma mais simples, para que todos pudessem compreender com mais facilidade, explicando também como é feita a prevenção e como usar o preservativo. Muitas vezes se fala que a população deve usar preservativo, mas é preciso ter o cuidado de verificar se as pessoas sabem utilizá-lo corretamente”, relatou o profissional.
- Além do momento de confraternização, a ação do Centro Pop contou com um diálogo sobre saúde e prevenção
- Também foram distribuidos kits com preservativos e panfletos informativos para os usuários da unidade
A usuária do Centro Pop Adulto, identificada pelas iniciais M.L., avaliou a ação como importante para esclarecer dúvidas. “Achei bom. É importante para que a gente aprenda como se prevenir e evitar doenças. Eu já sabia utilizar, mas serviu para poder conversar com meu companheiro sobre isso, porque ele não gosta de usar. Peguei o kit e vou usar”, afirmou.
Encerrando as comemorações, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) e o Cras Nova Cidade promoveram uma celebração comunitária na Praça CEU J. Murilo, reunindo usuários das duas unidades. Durante a tarde, as pessoas idosas acompanhadas pelas unidades se divertiram ao som de antigas marchinhas de Carnaval e relembraram bons momentos da juventude.
Edvaldo Cruz, acompanhado pelo Cras Nova Cidade, aprovou a confraternização. “Para mim, que estou a maior parte do tempo sozinho, o Cras é muito importante. Quero continuar participando aqui até o fim da minha vida. Aqui tem muita alegria”, relatou.
- Edvaldo
- Gilzeilce
- Maria
A usuária do CCI, Maria Câmara, também destacou a importância da celebração. “Isso aqui é um momento de recordar os carnavais que já vivemos. Quando eu era jovem, eu curtia muito Carnaval e agora eu participo aqui com o CCI”, afirmou.
Sua colega, Gilzeilce dos Santos, reforçou o papel do serviço em sua vida. “Para mim, o CCI é uma casa. Nos proporciona diversão diariamente. Aqui é a maior alegria. Estamos na melhor idade e somos felizes aqui dentro”, concluiu.






























