
A vaca da raça guzerá pariu no Parque João Martins da Silva, na manhã deste sábado, sétimo dia da 46ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana. O bezerro foi batizado de Vitório pelo dono dos animais, Marcos Antônio.
Foi o segundo animal a nascer neste ano no Parque de Exposições. O primeiro foi um potro da raça mangalarga marchador. Ambos estão bem de saúde. O parto da vaca foi realizado pelo tratador da fazenda, Janilso Nunes.
O parto despertou a curiosidade das pessoas que passavam próximo ao galpão. Marcos Antônio, que é médico sanitarista, disse que outras seis vacas do plantel que está sendo exposto também estão em estágio avançado de prenhez.
“Prefiro que o parto aconteça nos locais das exposições, porque, se as vacas ficarem nas fazendas, não receberão um atendimento especializado, pois todo o nosso pessoal acompanha os animais.” A Fazenda Barreiros fica em Tomar do Geru, Sergipe.
O atendimento veterinário, no parto, não foi necessário. Mas a Secretaria de Agricultura mantém plantão veterinário, com profissionais e equipamentos, pronta para intervir em caso de necessidade.
Vacas paridas, mesmo as mais mansas, mudam o comportamento e passam a se mostrar agressivas para proteger a cria. Os tratadores colocaram uma corda que limitou uma distância segura entre as pessoas, a mãe e o recém-nascido.