
Até dezembro de 2025, todas as salas de vacina das unidade de saúde das Zonas Rural e Urbana estão mobilizadas para vacinar adolescentes de 15 a 19 anos contra o HPV. Segundo o Ministério da Saúde, é a primeira vez que essa faixa etária passa a receber a vacina pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Aqui em Vitória da Conquista, nós estamos disponibilizando a vacina para este público desde março. A meta é alcançar os jovens que perderam a imunização na idade recomendada (9 a 14 anos)”, explica a coordenadora de Imunização, Katarina Fontes. Além da disponibilidade nas salas de vacina, o município tem realizado diversas ações em shoppings e escolas para buscar o público direcionado.
Desde 2024, o Ministério da Saúde passou a adotar a dose única da vacina contra o HPV para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, substituindo o modelo anterior de duas aplicações e simplificando o acesso à imunização.
Já para pessoas imunocomprometidas, como as que vivem com HIV/Aids, pacientes oncológicos e transplantados, o esquema permanece em três doses. A mesma regra vale para usuários de PrEP entre 15 e 45 anos, e vítimas de violência sexual a partir dos 15 anos.
“A vacina contra o HPV é segura e fundamental na prevenção de cânceres de colo do útero, vulva, pênis, garganta e pescoço. Esta ação tem o objetivo de assegurar que todos os adolescentes e jovens dessa faixa etária sejam imunizados para que, futuramente, não desenvolvam nenhum tipo de câncer que pode ser prevenido”, ressaltou Katarina.