Vereador defende União de órgãos e entidades para incentivar doação de sangue

A união entre órgãos públicos e entidades como o Poder Legislativo, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e a Ordem dos Advogados do Brasil (Subseção OAB/Feira), pode ser uma alternativa para ajudar na reposição dos estoques de sangue em Feira de Santana. A sugestão foi feita pelo vereador Albino Brandão (PSDB), durante discurso na Tribuna da Câmara nesta terça-feira (10). Ao manifestar preocupação com o “nível crítico” em que se encontram os Bancos de Sangue de instituições como a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e o IHEF, o parlamentar lembrou que o problema vem se arrastando desde o início do ano.

O agravamento da situação ocorreu, segundo assinalou, devido às viagens de fim de ano, período de férias e proximidade do carnaval, fatores que contribuem para o aumento do número de acidentes e, consequentemente, maior necessidade de realização de cirurgias de urgências. “Proponho que esta Casa lidere uma campanha de doação de sangue. Que convide a CDL e a OAB, visando conscientizar a população sobre a importância deste ato de humanidade e de amor ao próximo”, apelou.

Albino pediu, ainda, que a Comissão de Saúde da Câmara avalie a questão e faça uma visita ao Hemoba e ao IHEF para obter informações mais detalhadas sobre a situação. Inclusive, informou que tem um Projeto de Lei estabelecendo possibilidade de cidadãos detentores de multas leves poderem convertê-las em doação de sangue ou de medula óssea. Compartilhando as preocupações do colega em relação ao baixo estoque de sangue em Feira, o vereador Ismael Bastos (PL) reconheceu que o problema “realmente é grave”.

O vereador destacou que já existem diversas leis incentivando as pessoas a doarem sangue no Brasil. No entanto, no intuito de reforçar a causa em prol da saúde pública, ele também construiu uma proposta de lei visando permitir descontos em valores de multas para quem doa sangue.

 

Foto: Ascom/Hemoba

Fonte: Câmara de Feira de Santana

#FEIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima