
Com o aumento da demanda por cirurgias ortopédicas e o tempo prolongado de espera por procedimentos, é necessário que seja realizado um mutirão em Feira de Santana. A proposta é do vereador Luiz da Feira (PP), que durante sessão ordinária nesta quinta-feira (5), na Câmara Municipal, alertou para a situação de pacientes que aguardam por cirurgias por 15 dias ou mais, em casa ou em macas de unidades de saúde.
Segundo o parlamentar, a situação tem gerado sofrimento para pessoas que necessitam de intervenções para tratar fraturas e outras lesões ortopédicas. Ele destacou a superlotação nas unidades hospitalares que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como o Hospital Geral Clériston Andrade e o Hospital Dom Pedro de Alcântara. “Muita gente está sofrendo para conseguir fazer cirurgia. Tem pacientes esperando dias para fazer procedimentos que são urgentes”, afirmou.
Para desafogar a fila, Luiz da Feira sugeriu que os governos do Município e do Estado realizem um mutirão de cirurgias ortopédicas, iniciativa que pode contribuir para agilizar o atendimento e melhorar a qualidade de vida das pessoas que dependem do serviço público de saúde.
Para o vereador Josivaldo (União), além do mutirão, também é necessário investir em ações preventivas para reduzir a demanda por atendimentos na área de trauma. Ele defendeu a realização de campanhas educativas voltadas à conscientização da população, especialmente sobre acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. “Precisamos investir em conscientização, porque muitos casos poderiam ser evitados”, disse.
Fonte: Câmara de Feira de Santana




