
Na manhã desta quinta-feira (19), a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) sediou uma reunião com representantes do setor público e do Conselho Municipal de Turismo (Contur) para discutir a organização do calendário oficial de eventos de Vitória da Conquista. A iniciativa busca estruturar as atividades realizadas ao longo do ano, fortalecer o turismo e impulsionar o desenvolvimento econômico do município.
Reconhecida por sediar eventos culturais, religiosos, esportivos e corporativos, Vitória da Conquista tem consolidado sua posição como destino regional. A organização de um calendário oficial surge como ferramenta estratégica para ampliar a visibilidade dessas atividades e permitir que moradores, visitantes e o setor produtivo se planejem com antecedência.
O presidente do Contur, Itamar Figueiredo, destacou que a proposta é dar diretrizes para a organização do turismo local. “A reunião tem o caráter de organizar o nosso calendário turístico e estruturar essas informações para que o turismo em Conquista flua de forma mais tranquila. Assim, tanto o visitante quanto os prestadores de serviço podem se programar e se preparar”, afirmou.
- Itamar Figueiredo (à esquerda) e Luis Ferraz
- Segundinho Bezerra
Ele ressaltou ainda que o município já possui uma grande quantidade de eventos e ações de natureza turística, o que reforça a importância de um calendário estruturado para evidenciar o potencial da cidade na geração de emprego e renda.
Para o gerente municipal de Turismo, Luis Ferraz, os eventos realizados no município atraem públicos diversos e exigem organização por parte do poder público. “Nosso papel é organizar esse calendário para que haja melhor alinhamento entre os eventos e para que a população e os visitantes saibam o que acontece na cidade e possam escolher e se programar”, explicou.
O coordenador da Indústria do Turismo de Vitória da Conquista, Segundinho Bezerra, enfatizou que a iniciativa também busca evitar conflitos de datas e melhorar a recepção do público. “A ideia é organizar os eventos para evitar choques de datas e preparar a cidade para receber os visitantes, distribuindo melhor a renda e mantendo o município constantemente movimentado”, destacou.
Segundo ele, os próximos passos incluem a definição de critérios para a inclusão dos eventos no calendário oficial, que deverão ser apresentados ao gabinete municipal com a proposta de regulamentação.
A secretária municipal de Comunicação, Daniela Oliveira, ressaltou que a comunicação estratégica é essencial para o sucesso da iniciativa. “A comunicação tem papel fundamental tanto na elaboração quanto na divulgação desse calendário. Um calendário bem estruturado, aliado a uma comunicação eficiente e estratégica, além de informar a população, também impulsiona o desenvolvimento econômico, social e cultural de Vitória da Conquista”.
Com a iniciativa, Vitória da Conquista avança na consolidação de sua imagem como uma cidade dinâmica, que promove eventos ao longo de todo o ano e fortalece o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, cultural e social.









