Vitória da Conquista supera médias nacional e estadual no acompanhamento em saúde do Bolsa Família

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, na plataforma e-Gestor Atenção Básica, referentes ao acompanhamento em saúde dos beneficiários do Bolsa Família, a cidade de Vitória da Conquista apresenta um percentual de cobertura acima das médias do Brasil, da região Nordeste e do estado da Bahia. 

O acompanhamento acontece dentro das unidades de saúde através da medição de peso e altura (análise antropométrica) e verificação da situação vacinal de crianças menores de oito anos. Também são avaliadas as gestantes que são beneficiárias do Bolsa Família, que devem fazer o pré-natal. Para realizar o acompanhamento, os beneficiários devem procurar as unidades de saúde de referência ou o agente de saúde do seu território. A atualização dos dados é necessária para evitar a suspensão e até o cancelamento do benefício do Bolsa Família.

🔗 Clique para ver a foto original

Segundo os dados divulgados, relativos ao segundo semestre de 2025, Vitória da Conquista alcançou 90,29% de cobertura no acompanhamento de saúde dos beneficiários, um número maior do que as médias do Brasil (83,45%), do Nordeste (86,38%) e da Bahia (85,42%). Entre as cidades com o maior número de beneficiários no estado, Conquista tem a segunda melhor média. 

Secretária de Saúde, Fernanda Maron afirma que o dados reforçam a importância do trabalho intersetorial realizado pelo Governo Municipal. “Ficamos felizes com o resultado do nosso município em relação ao acompanhamento de saúde do Bolsa Família. Demonstra a importância da intersetorialidade nas políticas públicas e o quanto é fundamental o monitoramento como uma ferramenta na garantia dos direitos básicos, promovendo a cidadania e melhorando a qualidade de vida das famílias beneficiadas”.

O processo de acompanhamento é realizado semestralmente. A Coordenação de Vigilância Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é responsável pela sistematização e análise dessas informações. A coordenadora Iasmin Lacerda explica a importância do acompanhamento para as políticas públicas no município.

🔗 Clique para ver a foto original

“A gente capacita a Atenção Básica e faz a sistematização dessas informações no sistema do Ministério da Saúde. Então, é de suma importância conseguirmos um alcance maior das crianças e gestantes, porque lidamos com famílias em vulnerabilidade social. Não é só a questão de eles não perderem o benefício, mas também de conseguir fazer uma avaliação dessas famílias. A partir da vacinação em dia, da análise antropométrica, do acompanhamento das gestantes, a gente evita diversas outras complicações que podem acontecer na saúde, tanto da gestante quanto da criança”, afirmou.

A coordenadora destaca a importância da colaboração entre setores da SMS, bem como entre diferentes secretarias do Governo Municipal, para que a população tenha um atendimento transversalizado que ofereça melhores condições para uma vida digna. “Nosso papel na Vigilância Nutricional é de fazer o recolhimento desses dados e a sistematização. Mas quem faz o processo de coleta dessas informações e o atendimento da população é a Atenção Básica. Então é uma parceria muito grande entre essas duas diretorias, tanto a Diretoria de Vigilância e Saúde, quanto a Diretoria de Atenção Básica, para que a gente trabalhe de forma conjunta em ações estratégicas para alcançar ainda mais a população. E também se torna uma questão intersetorial quando a gente fala que o beneficiário é acompanhado tanto pela Educação quanto pela pelo Desenvolvimento Social, pela Saúde. A gente vem sempre trabalhando dentro dos comitês gestores do Bolsa Família, tentando traçar estratégias para alcançar cada vez mais os beneficiários de forma conjunta”, completa.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima