Vitória da Conquista inicia vacinação para gestantes contra Vírus Sincicial Respiratório

Vitória da Conquista recebeu a primeira remessa da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador de infecções no trato respiratório inferior de lactantes e crianças menores de 2 anos. Ao todo, o município recebeu 1.234 doses, que já começaram a ser aplicadas exclusivamente em gestantes a partir da 28ª semana de gestação em todas as unidades de saúde da cidade e da zona rural.
A coordenadora de Imunização, Katarina Fontes, explicou que essa é a primeira vez que o imunizante passa a ser oferecido gratuitamente pelo SUS. Antes, só estava disponível na rede privada, com alto custo. Ela ainda complementa que essa proteção é essencial porque o VSR é hoje um dos principais responsáveis por internações de lactentes no Brasil. “Essa vacina é fundamental para prevenir casos graves de bronquiolite e pneumonia nos primeiros meses de vida do bebê, justamente o período em que ele está mais vulnerável. O VSR é um dos principais causadores de internamentos de crianças menores de 1 ano.”
A vacina atua por meio da transferência de anticorpos da mãe para o bebê, protegendo-o no inicio da vida, fase de maior risco para o agravamento de infecções respiratórias. Dados recentes reforçam a importância da imunização: em 2024 e 2025, o VSR representou grande parte dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, especialmente na faixa etária menor de 6 meses. Esse grupo apresenta maior risco de hospitalização e necessidade de suporte respiratório.
A gestante Heloisa Borba, que faz pré-natal de alto risco, ressaltou a tranquilidade de receber o imunizante: “É uma vacina importante para o bebê. A gente sabe dos surtos de bronquiolite que têm acontecido. Quanto antes prevenir, melhor para o desenvolvimento dele.” Ela também reforçou o acolhimento recebido nas unidades de saúde: “Estou sendo muito bem acompanhada, justamente para o bebê nascer saudável. A vacina estar disponível no SUS é uma vitória, porque antes era muito cara”.
Outra gestante vacinada, Dheise Carylline, tem histórico de asma e destacou o impacto do VSR na saúde infantil: “Eu sei da importância das vacinas e também o quanto pneumonia e bronquiolite são difíceis de lidar em crianças. Se existe uma vacina para proteger o bebê antes mesmo de nascer, não tem por que não tomar”.
A vacinação é exclusiva para gestantes a partir de 28 semanas. Para receber a dose, basta apresentar:
•Documento com foto
•Cartão do pré-natal ou qualquer comprovante da idade gestacional
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o imunizante é seguro, eficaz e recomendado para reduzir casos graves de VSR justamente no período em que os bebês ainda não podem receber outras vacinas respiratórias.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima