XX Encontro de Economia Baiana debate crise na geopolítica, tarifaço e desenvolvimento da Bahia

O Encontro de Economia Baiana (EEB) completa 20 anos em 2025 reafirmando seu papel como um dos principais espaços de reflexão sobre os desafios e as oportunidades da economia do estado. Realizado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), em parceria com a Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA), o XX EEB acontece nos dias 16 e 17 de outubro, na Faculdade de Economia da UFBA (Praça da Piedade, nº 6, Salvador).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site do evento: https://eeb.sei.ba.gov.br.

Com o tema “Transformações Globais e Caminhos para o Desenvolvimento da Bahia”, a programação reúne especialistas para discutir questões emergentes da atualidade sob a perspectiva econômica: a crise na geopolítica e os efeitos do tarifaço de Donald Trump; avanços da inteligência artificial; segurança pública e a economia do crime; e caminhos para o desenvolvimento da Bahia.

A Mesa 1 traz Vladson Menezes, superintendente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), e Armando Castro, diretor de Indicadores e Estatísticas da SEI, para analisar os efeitos do “tarifaço” e da conjuntura internacional na economia baiana. Ainda no primeiro dia, a Mesa 2 aborda “Políticas públicas e inteligência artificial”, com os professores doutores Daniel Cajueiro (UnB) e Paulo Canas (UFBA).

O segundo dia será dedicado a temas centrais para a realidade baiana. A Mesa 3 discute “Economia do crime e segurança pública”, com Jadson Santana (SEI/UFBA) e Maria Côrtes (SSP/UFBA). Já a Mesa 4 encerra o encontro com o debate “Um olhar sobre o desenvolvimento da Bahia”, reunindo Raniery Muricy (Seplan) e Rosemberg Valverde (UEFS).

E para fechar o evento, na Mesa 5, Isabel de Cássia Ribeiro, presidente do Conselho Regional de Economia da Bahia (Corecon-BA), fará uma apresentação especial à comunidade científica sobre projetos de interesse acadêmico em parceria com o órgão.

Ao longo de duas décadas, o EEB se consolidou como um fórum de diálogo qualificado entre academia, setor público e sociedade. Em sua 20ª edição, o encontro reforça sua missão de contribuir para a formulação de caminhos inovadores e sustentáveis para o futuro da economia baiana.

#BAHIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima