
Na tarde desta quinta-feira (25), a Prefeitura Municipal entregou a 94ª escola revitalizada no município desde 2021. Desta vez foi o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) José Capitulino Teles, no loteamento Vila Elisa, no bairro Espírito Santo. A escola atende 196 alunos matriculados na educação infantil de 2 a 5 anos, divididos em 10 turmas.
A comunidade do Vila Elisa e adjacências lotou o espaço da escola para acompanhar o evento, que contou com apresentações artísticas dos estudantes.
Participaram da cerimônia de entrega o prefeito em exercício, Dr. Aloisio Alan, acompanhado do secretário da Casa Civil, Ivanildo da Silva, do secretário de Educação, Edgard Larry, além de outros membros do governo. Também estiveram presentes os vereadores Lara Fernandes, Márcio de Vivi e Paulinho Oliveira, assim como a família de José Capitulino Teles, homenageado com o nome do Cmei.
Prefeito em exercício, Dr. Aloisio Alan destacou que o grande número de unidades de ensino revitalizadas evidenciam o compromisso do Governo Municipal em tirar do papel a ideia de que a educação é o futuro do país. “Na verdade, estamos cuidando do nosso presente, e trabalhamos muito para dar a essas crianças a qualidade no ensino que elas precisam. Nós agradecemos aos pais por confiarem a educação dos seus filhos à Prefeitura, e peço que tenham um cuidado especial com este espaço, que é fruto dos impostos que todos nós pagamos. Cuidem, não deixem ninguém sujar, vandalizar, porque essas crianças vão sair daqui e se tornarem médicos, advogados, professores”.
O secretário de Educação, Edgard Larry, ressaltou as intervenções feitas na escola, com destaque para o redário, que estimula a leitura para as crianças por ser um ambiente acolhedor e aconchegante. “Não é à toa que há todo um olhar especial para a educação do município de Vitória da Conquista. Esta é a 94ª escola revitalizada, que envolveu toda uma recuperação estrutural e de pintura, inclusive de pintura lúdica. E a Prefeitura segue trabalhando para trazer melhorias pra comunidade, tanto na educação como em outras áreas. Sabemos da importância de estarmos aqui formando cidadãos para o futuro”.
- Larry
- Redário…
- … para aprendizado e descanso
- Katiuscia
Diretora da unidade de ensino, Katiúscia Sampaio agradeceu à equipe da Smed pelos esforços em oferecer melhores condições para os alunos e os profissionais da educação. “Hoje não é somente a entrega de um espaço mais bonito, e sim a reafirmação de um compromisso firme da gestão municipal com a infância e com a educação. O reflexo disso está na alegria das nossas crianças, que aprendem com inclusão e crescem em um ambiente de respeito, amor e conhecimento. Aqui, cada decisão é pensada para o bem-estar e o desenvolvimento integral das nossas crianças”, afirmou Katiuscia, destacando que o Cmei foi o primeiro do município a zerar o consumo de açúcar na merenda de crianças de até três anos.
Falando em nome da família de José Capitulino Teles, dona Helena Teles, filha, agradeceu ao Governo Municipal pela homenagem feita e pelo compromisso com a educação das futuras gerações. “Ficamos imensamente agradecidos desde a inauguração em 2019, em nome da minha mãe, dos meus irmãos e de todos os nossos familiares. Agradecemos a todos que a idealizaram e organizaram este espaço com tanto amor”. A vereadora Lara Fernandes agradeceu a todo o corpo de funcionários do Cmei pelo trabalho prestado com zelo e dedicação a toda a comunidade, e entregou uma moção de aplausos à equipe, protocolada pelo seu mandato, em nome da diretora Katiuscia.
- Helena
- Lara e Katiúscia
Representando os pais e a comunidade na cerimônia, Glacioneia Trindade, mãe da estudante Lívia Trindade, expressou a gratidão em ver as novas estruturas que vão atender as crianças da região. “Todas as professoras aqui que são maravilhosas, as merendeiras que cuidam por todo o amor e carinho de nossas crianças. Confesso que para mim, tirar o açúcar da minha filha foi uma coisa difícil, mas não foi impossível e aqui está de parabéns porque a alimentação é maravilhosa, a educação é exemplar. Minha filha mudou muito em questão alimentação. Não comia nada, aprendeu a comer na creche e tudo isso é graças a vocês que são profissionais tão dedicados”.
- Glacioneia
- Islane, com os filhos
Já Islane Sousa, mãe da pequena Sofia, acredita que a escola ficou ainda melhor após a revitalização. “A escola sempre foi ótima, e agora ficou melhor ainda. A equipe da escola, a diretora, todos são sempre muito atenciosos. Minha filha estuda aqui desde que tinha dois anos. Espero que sigam investindo e trazendo mais melhorias”.
Com um investimento de R$ 110.040,00, a reforma da unidade de ensino envolveu a instalação de forro PVC, reparos em alvenaria, substituição de fechaduras, impermeabilização da laje, readequação de espaços, revisão das redes elétrica e hidráulica, pintura geral e lúdica, e a construção e implementação do redário.
- Foto com familiares de José Capitulino
Desde o ano de 2021, já são 94 escolas revitalizadas ou construídas pelo Governo Municipal nas zonas rural e urbana, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Na última terça-feira, foi entregue a revitalização da Escola Municipal São Tomás de Aquino, no distrito de Cabeceira do Jiboia.
Além da requalificação dos espaços, a Prefeitura tem realizado esforços em múltiplas frentes para garantir melhores condições de aprendizado para os estudantes e de trabalho para os profissionais de educação — consequentemente, melhorando os índices de Educação do município.