
O Castramóvel, serviço itinerante do Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), está atendendo cães e gatos do loteamento Henriqueta Prates, hoje (26) e amanhã (27). Os atendimentos têm início às 9h. Nesta sexta, os moradores chegaram cedo para levar seus animais de estimação. Na unidade móvel, serão castrados gatos machos e fêmeas, e cachorros machos.
Antes de iniciar os atendimentos, o veterinário responsável realiza uma palestra informativa para os tutores, quando são passadas todas as informações sobre a importância dos animais estarem em jejum de 12 horas de comida e duas horas de água, os possíveis riscos do pós-operatório, a necessidade de os cães utilizarem o colar elizabetano, e as fêmeas as roupas cirúrgicas, além do uso de analgésicos e a troca dos curativos.
Após a palestra, os pets passam por exames físicos, os quais, associados às respostas do questionário que os tutores precisam preencher, juntamente com documentos pessoal e comprovante de endereço, determinam se eles estão aptos ou não para o procedimento. As cadelas são atendidas exclusivamente no Centro de Apoio à Saúde Animal (Casa), localizado na Avenida Brumado.
Para Liciane da Conceição, o serviço perto da sua casa é uma benção. “Eu achei uma maravilha que o Castramóvel veio para cá dessa vez. Eu já queria levar meu cachorro para castrar lá no Casa, mas eu não conseguia me organizar para ir. É bom para a gente, mas é melhor para os animais, por conta dos benefícios para a saúde deles”, disse a moradora de 36 anos, tutora de Mary, uma gatinha de 13 meses.
Outra moradora que aproveitou para levar seu cãozinho logo cedo foi Érica Souza. Ela relatou que já acompanhava o Castramóvel nas redes sociais da Prefeitura e sempre solicitava que fosse para o seu bairro. “Agora, estou contente demais. Não via a hora desse serviço vir para cá. Soube ontem e já aproveitei para me organizar para trazê-lo hoje”, explicou a tutora de Lup, cachorro de 5 anos.
A unidade móvel está estacionada na Avenida Central, nº 94, ao lado da Escola Municipal Juiz Gildásio Pereira Castro, no Henriqueta Prates. O bairro é a 26ª localidade a receber o Castramóvel, desde a sua inauguração em junho de 2024. Ao todo, cerca de 1.700 animais já passaram pelo procedimento.
- Liciane
- Érica