Governo Municipal celebra eleição de conselheiro do TCE-BA para presidência do Instituto Rui Barbosa

O conselheiro baiano Inaldo Araújo, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), foi eleito presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) para o biênio 2026/2027. Ele obteve votos dos 33 Tribunais de Contas brasileiros, considerado um feito inédito nos 52 anos de história da entidade. Essa é a primeira vez que um conterrâneo do jurista baiano Ruy Barbosa assumirá o comando da instituição.

Segundo a prefeita Sheila Lemos, esse é um passo importante para a justiça baiana. “A eleição de Dr. Inaldo para a presidência do Instituto Rui Barbosa representa muito para todos nós baianos, porque é o nome da Bahia sendo levado adiante por um conterrâneo nosso, é a Bahia marcando presença em órgãos que a gente ainda não tinha chegado”, disse a gestora.

Dr. Inaldo Araújo - Ascom TCE-BA🔗 Clique para ver a foto original

Dr. Inaldo Araújo – Ascom TCE-BA

Para o conselheiro, esta eleição foi diferenciada, porque, pela primeira vez na história do IRB, os 33 Tribunais de Contas que integram o sistema votaram. “Isso demonstra que precisamos estar unidos, porque unidos, como sistema, podemos fazer muito mais. Essa eleição também é a aprovação de um projeto que vem se desenhando ao longo dos últimos 15 anos, a partir das presidências que antecederam a que irei assumir”, destacou Dr. Inaldo Araújo.

O resultado da eleição foi anunciado na última terça-feira (2), na Assembleia Geral do Instituto, realizada concomitantemente com o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (IV CITC), em Florianópolis (SC).

Recentemente, Vitória da Conquista também comemorou a eleição do desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano para presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), e do desembargador conquistense Josevando Souza Andrade para 1º vice-presidente. A eleição aconteceu em novembro. “Quando Vitória da Conquista e a Bahia estão no topo, todos nós conquistenses e baianos também estamos”, salientou a prefeita Sheila.

Sobre o IRB

O Instituto Rui Barbosa (IRB) é uma organização civil, sem fins lucrativos, fundada em 1973 pelos Tribunais de Contas do Brasil. Ao longo de sua história, o IRB recebeu adesão de todos os tribunais de contas dos estados e de municípios, tendo em 2019 todos os 32 tribunais como membros titulares. Sua função, entre outras, é aprimorar as atividades exercidas pelos tribunais de contas, por meio da promoção de estudos, pesquisas, capacitações, seminários e congressos.

#CONQUISTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima