
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), encerra 2025 com um balanço positivo do programa Suas na Comunidade, que consolidou a presença da assistência social nos territórios e ampliou o acesso da população a direitos por meio da descentralização dos serviços públicos no município, beneficiando diretamente moradores de residenciais do Minha Casa, Minha Vida e de localidades da zona rural.
Ao longo do ano, foram realizadas 25 ações, entre os meses de abril e dezembro, com registro de cerca de 5.170 atendimentos, que beneficiaram mais de 3.190 pessoas. De acordo com a diretora de Assistência Social, Irlane Gomes, esses números refletem os avanços obtidos a partir da consolidação do Suas na Comunidade como programa em 2025. “A presença do Suas nos territórios permite identificar demandas de forma mais qualificada, fortalecer vínculos comunitários e garantir o acesso das famílias aos serviços e benefícios. Como gestão, conseguimos estruturar um calendário contínuo, ampliar parcerias e integrar diferentes políticas públicas, assegurando que a assistência social chegue de forma mais efetiva a quem mais precisa”, destacou a diretora.
Atuação nos territórios
Das 25 ações realizadas em 2025, 17 ocorreram na zona rural e 8 na zona urbana, contemplando distritos, povoados, comunidades quilombolas, assentamentos rurais e condomínios residenciais do Programa Minha Casa, Minha Vida.
- Dantelândia
- Iguá
- Limeira
- São João da Vitória
- Cabeceira do Jiboia
- Cercadinho
- Lagoa de José Luiz
Na zona rural, o programa atendeu os distritos de São Sebastião, Inhobim, Cercadinho, Cabeceira do Jiboia, Pradoso, Veredinha, Bate-Pé, Iguá, Dantelândia e São João da Vitória; os povoados de Matinha, Lagoa de José Luiz, Olho D’Água dos Monteiros e Limeira; o assentamento Caldeirão; e as comunidades quilombolas de Boqueirão e Lagoa de Maria Clemência, ampliando o acesso a direitos em áreas mais afastadas do centro urbano.
- Parque das Flores e Margarida
- Ipê e Pau Brasil
Já na zona urbana, o Suas na Comunidade atendeu moradores dos residenciais Bela Vista I e II, Europa Unida, América Unida, Parque das Flores, Margarida, Do Campo, Campo Verde, Ipê, Pau Brasil, Vila Bonita, Vila Sul, Acácia, Jequitibá, Jacarandá, Flamboyant e Lagoa Azul I, II e III.
Atuação intersetorial
O Suas na Comunidade é executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), em articulação com as secretarias municipais de Desenvolvimento Rural (SMDR), Políticas para Mulheres (SMPM), Saúde (SMS), Educação (Smed), Serviços Públicos (Sesep) e a Ouvidoria Geral do Município. O programa também conta com a parceria de instituições como a Defensoria Pública da União (DPU), a Defensoria Pública do Estado (DPE) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), fortalecendo a oferta integrada de políticas públicas nos territórios.
- Desenvolvimento Rural
- Família Acolhedora
- Cras
- Saúde
- Política para Mulheres
- DPE
Essa atuação possibilitou que, em cada edição, a população tivesse acesso, em um único espaço, a serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas), de Habitação de Interesse Social, do desenvolvimento rural, da saúde, além de orientações jurídicas, previdenciárias e ações voltadas às políticas de direitos humanos, igualdade racial e políticas para mulheres.
Durante as edições, também foram ofertados espaços e atividades de lazer, garantindo que crianças permanecessem em ambientes seguros e lúdicos enquanto os adultos realizavam seus atendimentos. Outro destaque do Suas na Comunidade em 2025 foi a realização das ações exclusivamente aos finais de semana, estratégia que ampliou a participação das famílias sem comprometer o funcionamento dos serviços socioassistenciais durante a semana.
- Acessuas
- Apresentação Cultural
- Lazer
- Creas
- Dinâmicas
Além dos atendimentos individuais, o programa promoveu atividades coletivas, como palestras, rodas de conversa e dinâmicas socioeducativas, incluindo ações de enfrentamento à violência doméstica, orientações sobre o cumprimento das condicionalidades do Bolsa Família, oficinas do Acessuas Trabalho voltadas para jovens e atividades lúdicas para crianças.
Reconhecimento nacional
Já consolidado como programa municipal, o Suas na Comunidade recebeu reconhecimento nacional ao vencer o 6º Prêmio Simone Albuquerque, promovido pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), na categoria Intersetorialidade e Interseccionalidade no Suas, que destaca iniciativas voltadas à integração de políticas públicas e à ampliação do acesso a direitos em territórios vulneráveis.
- Entrega do prêmio Simone Albuquerque
- Prêmio Simone Albuquerque
- Moção de Aplauso
Além do reconhecimento nacional, o programa também foi homenageado no âmbito municipal, com uma Moção de Aplauso concedida pela Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, em reconhecimento à premiação recebida e ao trabalho desenvolvido ao longo do ano.
Continuidade do programa
Em 2025, o Suas na Comunidade passou a ser executado oficialmente como programa municipal, com calendário contínuo de ações, deixando de ser realizado de forma pontual. A consolidação permitiu maior planejamento, fortalecimento das parcerias intersetoriais e ampliação do alcance territorial das ações.
Para 2026, o programa já tem retorno garantido, com novo calendário e cronograma de territórios atualizado, assegurando a continuidade da estratégia de descentralização dos serviços socioassistenciais e a ampliação do atendimento à população em diferentes regiões do município.



























