
Janela para o conhecimento, memória, leitura, cultura e a transformação social da comunidade itaparicana, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior de Itaparica, equipamento da Fundação Pedro Calmon (FPC/Secult-BA), completa 57 anos na próxima quinta-feira (18). Para celebrar a história da unidade, uma tarde de programação cultural movimenta o público.
Para a diretora da unidade, Soraia Alves, a Juracy Magalhães Júnior – Itaparica assume um papel que vai muito além do empréstimo de livros. “Acredito que este espaço tem uma importância imensurável para a comunidade local. A biblioteca se tornou um ponto de encontro, aprendizagem, cultura, acolhimento e transformação social. É um equipamento que pulsa junto com a cidade, amplia horizontes, incentiva sonhos e fortalece a autoestima da comunidade.”
A programação da quinta-feira (18) tem início às 14h30 com a Contação da História da Biblioteca Juracy Magalhães Jr., narrando a trajetória da instituição, abordando curiosidades e momentos marcantes deste espaço. Em seguida, o Terno de Reis Estrela do Mar, traz muita música para o público, evidenciando o valor das manifestações culturais na preservação e difusão da cultura do povo baiano.
Finalizando a tarde de celebração, o Balé Afro de Itaparica faz sua estreia com o espetáculo “A Representação dos Orixás”. Uma imersão artística no rico universo da mitologia afro-brasileira através de uma linguagem coreográfica que une a tradição e o contemporâneo. A obra do grupo traduz em movimento a essência das forças da natureza representadas pelos Orixás.
“O objetivo da Fundação Pedro Calmon é o de reafirmar o lugar da biblioteca como um espaço vivo, dinâmico e profundamente conectado com a comunidade. Que esse novo ciclo seja marcado por atividades que valorizem ainda mais a história do povo baiano, o seu território, e, principalmente, as pessoas que fazem parte dessa caminhada.” complementa a diretora.
Sobre a unidade
Fundada em 1968, a Biblioteca Juracy Magalhães Júnior de Itaparica atende aos municípios da Ilha de Itaparica e de Vera Cruz, além das cidades circunvizinhas. Semanalmente atividades como clubes de leitura, lançamentos de livros, exibição de filmes, oficinas de arte, oficinas de teatro e saraus de poesia são desenvolvidas para o público.
O espaço conta com um acervo diversificado composto de obras de arte, pinturas em tela, quadros, esculturas, medalhas, brasões, mobiliário antigo e de um acervo expressivo de livros raros e de arte, doados pelo fundador e patrono, Juracy Montenegro Magalhães.
Serviço
O quê: Aniversário de 57 anos da Biblioteca Juracy Magalhães Jr. – Você é parte desta história!
Quando: 18 de dezembro (quinta-feira) às 14h30
Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Júnior – Itaparica (Rua Rui Barbosa, s/n – Centro Itaparica) no auditório
Aberto ao público
Programação
14h30 – Abertura: Contação da História da Biblioteca Juracy Magalhães Jr.
14h40 – Apresentação Musical: Terno de Reis Estrela do Mar
16h – Apresentação de Dança: Balé Afro de Itaparica



