Autoridades alertadas para fiscalizar lei que exige cartaz sobre risco do uso de anabolizantes

Perigoso por causar problemas nas funções hepáticas e renais, autoridades, cidadãos e órgãos públicos precisam estar atentos quanto ao uso de anabolizantes por parte de quem pratica atividades físicas. O alerta é da vereadora Lu de Ronny (PV), que fez pronunciamento na Tribuna da Câmara nesta terça (14), tratando do assunto. Ela lembrou da existência da Lei Municipal nº 3.120/2010, de autoria do ex-vereador Reinaldo de Miranda (Ronny, seu esposo, falecido em 2017), que tornou obrigatória a exibição de cartazes em locais visíveis de academias e lojas que comercializam o produto.

O objetivo é garantir a informação sobre as consequências da utilização destes hormônios sintéticos para a saúde. A informação deve ser clara e sucinta, sobre as consequências que podem causar ao serem utilizados. “Eu peço a ajuda da Vigilância Sanitária para fazer a fiscalização. Precisamos cuidar do corpo e praticar atividade física. Mas, também temos que saber o que determinadas substâncias provocam ao ser humano. Precisamos estar atentos a isso”, apelou.

Lu de Ronny assinalou a importância da atenção do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, no sentido de que o órgão de vigilância observe e fiscalize, principalmente as academias. A vereadora reconheceu que no século XXI as pessoas estão se voltando com maior intensidade para o cuidado com a saúde.

Fazem caminhada, corridas pela manhã, frequentam ambientes de ginástica e utilizam equipamentos públicos destinados a práticas saudáveis, no intuito de cuidar da saúde física e mental, observou. Por isso, entende ela, “esse aviso é muito necessário”.

 

Fotos: José Cruz/Agência Brasil

Fonte: Câmara de Feira de Santana

#FEIRA DE SANTANA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima